Desenvolvimento e uso de jogos de quebra-cabeças e tabuleiro para complementar o aprendizado de bioquímica no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16923/reb.v20i2.991

Palavras-chave:

Biomoléculas, Metabolismo, Aprendizado em grupo

Resumo

Bioquímica é uma importante área de conhecimento para cursos que envolvem biologia, entretanto constantemente os estudantes enfrentam dificuldades em relação à compreensão integral de assuntos que envolvem biomoléculas e metabolismo. Esse cenário confere uma oportunidade para adotar metodologias ativas, como jogos. Dessa fora, o presente trabalho objetiva o desenvolvimento e aplicação de um jogo de quebra-cabeça e de tabuleiro de perguntas e respostas sobre bioquímica. Esses jogos foram baseados nos assuntos de biomoléculas e metabolismo e foram planejados para oferecer um número robusto de interações possíveis entre e os jogadores com os jogos e entre os próprios jogadores. Os jogos foram nomeados como BioqEase Biomoléculas e BioqEase Metabolismo. Eles foram aplicados a duas turmas de bioquímica (n=29), nas quais os estudantes preencheram um formulário para avaliar os jogos. Os resultados mostraram que as questões dos jogos estavam relacionadas com o que foi aprendido em sala, a dificuldade estava coerente com a das aulas, a dinâmica dos jogos foi fácil de compreender e o conhecimento obtido foi satisfatório, compreendendo uma boa alternativa para complementar as aulas de bioquímica.

Biografia do Autor

Caio Correia de Almeida Soares, Universidade Federal do Ceará

Estudante de Biotecnologia na Universidade Federal do Ceará, vinculado ao Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (DBBM). Atualmente em um projeto de pesquisa de bioinformática para a elucidação dos genes de proteases de Monarca, Danaus plexippus, para posterior expressão heteróloga in vitro e concomitante análise de suas potencialidades na hidrólise de proteínas alergênicas lácteas.

Márjory Lima Holanda Araújo, Universidade Federal do Ceará/Professora do Magistério Superior

Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular/bioquímica

Referências

Black PN. A revolution in biochemistry and molecular biology education informed by basic research to meet the demands of 21st century career paths. J Biol Chem [Internet]. 2020;295(31):10653–61. Available from: http://dx.doi.org/10.1074/jbc.AW120.011104.

Tibell LAE, Rundgren CJ. Educational challenges of molecular life science: Characteristics and implications for education and research. CBE Life Sci Educ. 2010;9(1):25–33.

Kulak V, Newton G. A guide to using case-based learning in biochemistry education. Biochem Mol Biol Educ. 2014;42(6):457–73.

Cicuto CAT, Torres BB. Implementing an Active Learning Environment to Influence Students’ Motivation in Biochemistry. J Chem Educ. 2016;93(6):1020–6.

Lopes P, França A De. Interactive Metabolism , a simple and robust active learning tool that improves the biochemistry knowledge of undergraduate students Materials for the Interactive Metabolism Tool. 2021;(March 2020):353–64.

Pennington BO, Sears D, Clegg DO. Interactive Hangman teaches amino acid structures and abbreviations. Biochem Mol Biol Educ. 2014;42(6):495–500.

De Andrade RSB, E Silva AFDS, Zierer MDS. Avaliação das dificuldades de aprendizado em Bioquímica dos discentes da Universidade Federal do Piauí. Rev Ensino Bioquímica. 2017;15(1):24.

Songer CJ, Mintzes JJ. Understanding cellular respiration: An analysis of conceptual change in college biology. J Res Sci Teach. 1994;31(6):621–37.

Orgill M, Bodner GM. An analysis of the effectiveness of analogy use in college-level biochemistry textbooks. J Res Sci Teach. 2006;43(10):1040–60.

Alamoudi AA, Al Shawwa LA, Gad H, Tekian A. Team-based learning versus traditional didactic lectures in teaching clinical biochemistry at King Abdulaziz University; learning outcomes and student satisfaction. Biochem Mol Biol Educ. 2021;(June 2020):1–14.

Hodges LC. Active Learning in Upper-Level Chemistry Courses: A Biochemistry Example. J Chem Educ. 1999;76(3):376–7.

Su TF, Cheng MT, Lin SH. Investigating the effectiveness of an educational card game for learning how human immunology is regulated. CBE Life Sci Educ. 2014;13(3):504–15.

Ariffin MM, Oxley A, Sulaiman S. Evaluating Game-based Learning Effectiveness in Higher Education. Procedia - Soc Behav Sci [Internet]. 2014;123:20–7. Available from: http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.01.1393.

Sabina Maraffi, Francesco M. Sacerdoti, Eleonora Paris. Learning on Gaming: A New Digital Game Based Learning Approach to Improve Education Outcomes. US-China Educ Rev A. 2017;7(9).

Randi MAF, Carvalho HF de. Aprendizagem através de role-playing games: uma abordagem para a educação ativa. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2013;37(1):80–8. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en.

Goldberg HR, Dintzis R. The positive impact of team-based virtual microscopy on student learning in physiology and histology. Am J Physiol - Adv Physiol Educ. 2007;31(3):261–5.

Nelson, David L; and Michael M. Cox. Lehninger Principles of Biochemistry. 7th ed; W.H. Freeman, 2017.

Offerdahl EG, Arneson JB, Byrne N. Lighten the load: Scaffolding visual literacy in biochemistry and molecular biology. CBE Life Sci Educ. 2017;16(1).

Dries DR, Dean DM, Listenberger LL, Novak WRP, Franzen MA, Craig PA. An expanded framework for biomolecular visualization in the classroom: Learning goals and competencies. Biochem Mol Biol Educ. 2017;45(1):69–75.

Farley PC. Using the Computer Game “FoldIt” to Entice Students to Explore External Representations of Protein Structure in a Biochemistry Course for Nonmajors. Biochem Mol Biol Educ. 2013;41(1):56–7.

Franco J. Online gaming for understanding folding, interactions, and structure. J Chem Educ. 2012;89(12):1543–6.

Dsilva L, Mittal S, Koepnick B, Flatten J, Cooper S, Horowitz S. Creating custom Foldit puzzles for teaching biochemistry. Biochem Mol Biol Educ. 2019;47(2):133–9.

O'Halloran KP. Puzzle to Build Organic Molecules with Sticky Notes. Journal of Chemical Education. 2019;96(4):725-728.

Tyler MR. A board game to assist pharmacy students in learning metabolic pathways. Am J Pharm Educ. 2011;75(9):183.

Farkuh K, Leite CP. Bioquim4x: um jogo didático para rever conceitos de bioquímica. Revista de Ensino de Bioquímica. 2014;12(2):37-54

Downloads

Publicado

02-09-2022

Como Citar

Soares, C. C. de A., & Araújo, M. L. H. (2022). Desenvolvimento e uso de jogos de quebra-cabeças e tabuleiro para complementar o aprendizado de bioquímica no ensino superior. Revista De Ensino De Bioquímica, 20(2), 191–208. https://doi.org/10.16923/reb.v20i2.991

Edição

Seção

Inovações educacionais