Editorial 2018 - 2

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16923/reb.v16i2.862

Palavras-chave:

editorial, SBBq, Bioquímica, ensino

Resumo

Editorial 2018 – 2

O segundo semestre de 2018 foi marcado pelo lançamento do edital REB/SBBq do 2o Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular Bayardo Baptista Torres, a partir do qual esperamos incentivar o compartilhamento de boas e inovadoras práticas para o ensino básico e superior.
O segundo número de 2018 conta com cinco artigos, distribuídos em três seções:  “Inovações Educacionais”; "REB na Escola"; e "Imagem Pública e Divulgação Científica". Cada vez mais recebemos artigos associando os conteúdos de Bioquímica, Genética e Fisiologia, com abordagem molecular visando o ensino básico e superior. É o reconhecimento crescente da importância de, cada vez mais, integrarmos os diferentes aspectos do conhecimento para a compreensão dos processos biológicos, da ciência e da vida em si.
Na seção “Inovações Educacionais” há dois trabalhos, o primeiro apresentando um jogo para ensino de conceitos básicos de Genética para estudantes do nível médio ou superior (introdutório) e o segundo apresentando uma proposta de ensino híbrido com aplicação de gamificação para o ensino de Bioquímica.
Na seção “REB na Escola” há dois trabalhos que trazem experiências interessantes em escolas. O primeiro focado no ensino de Ciências, 6o e 7o ano do fundamental, a partir de testes de plantas medicinais com o modelo experimental de Artemia salina e o segundo trabalho descrevendo sequências didáticas para o ensino do ciclo celular, para estudantes do ensino médio (disciplina de Biologia).
Na seção Imagem Pública e Divulgação Científica" apresentamos uma experiência de projeto de extensão envolvendo atividades interativas com foco em conceitos da Biologia Molecular, como estruturas de moléculas, DNA etc.
Este número apresenta uma diversidade rica de experiências e práticas de ensino, desde o fundamental até o superior, trazendo novos elementos, formas de compreender ou mesmo dando visibilidade para práticas realizadas nas escolas.
Lembrem-se, cada discente, docente, pesquisador ao ter ideias inovadoras poderia compartilhá-las com a comunidade. Portanto, todos estão convidados a divulgar suas propostas na Revista de Ensino de Bioquímica.

Atenciosamente

Gabriel G. Hornink
Unifal-MG
Editor-chefe


Bayardo B. Torres
USP
Editor-sênior

Vera Maria T. Trindade
UFRGS
Co-editor


Eduardo Galembeck
Unicamp
Co-editor


André Amaral Branco
Unifesp
Co-editor

Downloads

Publicado

17-01-2019

Como Citar

Gabriel Gerber, H., Baptista Torres, B., Treis Trindade, V. M., Eduardo, G., & Amaral Bianco, A. (2019). Editorial 2018 - 2. Revista De Ensino De Bioquímica, 16(2), 4. https://doi.org/10.16923/reb.v16i2.862

Edição

Seção

Editorial

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.