Estratégia de ensino: Aprenda em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.16923/reb.v16i1.787Palavras-chave:
Estratégia de Ensino, Sala de aula invertida, Aprendizado ativo, flipped classroomResumo
Instituições de ensino mudam as estratégias de ensino para melhorar a apreensão e a compreensão dos conteúdos pelos alunos. A maioria almeja que o aluno protagonize seu aprendizado e procuram abandonar a clássica exposição verbal pelo professor. Esse artigo aborda uma estratégia de ensino híbrida, inspirada na sala de aula invertida (ou Flipped Classroom), buscando o protagonismo do aluno, mas concentrando-se no tempo destinado à aula. A estratégia “Aprenda em sala de aula” foi aplicada em 2013 na disciplina de Biologia Celular II da Universidade Estadual de Campinas e testou duas hipóteses: (1) o tempo necessário para a transmissão dos conceitos principais de uma dada matéria pode ser bastante reduzido; (2) dado o tempo necessário e oportunidades, atinge-se excelente participação dos alunos, atendendo, inclusive, a grande diversidade de perfis existente nas salas de aula. Aqui apresentamos a estratégia, resultados de sua avaliação e os aspectos positivos e negativos desta estratégia.Referências
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