Transformação de energia nos seres vivos

Autores

  • Andrea Thompson Da Poian Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luisa Andrea Ketzer Campus Duque de Caxias Prof. Geraldo Cidade, Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Carolina Braga Campus Duque de Caxias Prof. Geraldo Cidade, Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.16923/reb.v15i0.713

Palavras-chave:

Educação em ciências, metabolismo energético, professores de escolas

Resumo

Encontrar mecanismos para transferir o treinamento científico acumulado no Brasil para a educação oferecida nas escolas é um dos desafios enfrentados pelos cientistas brasileiros. Neste contexto, desenvolvemos um curso com o objetivo de proporcionar aos professores da Educação Básica ferramentas para o uso da metodologia científica em sua prática profissional. Este curso, denominado "Transformações de energia nos organismos vivos", trata dos três principais tópicos de Bioquímica que fazem parte do currículo do Ensino Médio (fermentação, fotossíntese e respiração celular) e compreende 5 encontros de dia inteiro. As principais descobertas que estabeleceram as bases conceituais em cada tópico são apresentadas no início dos três primeiros dias. Em seguida, os participantes são desafiados a formular questões sobre o tema e a desenhar e executar experimentos que as respondam. Uma aula contendo os conceitos fundamentais sobre os temas é dada após a discussão dos resultados obtidos nos experimentos. O quarto dia é dedicado à elaboração de uma proposta de aula investigativa no tema do curso. Finalmente, os participantes apresentam suas propostas e a forma como pretendem aplicá-las em sala de aula. Os depoimentos dos participantes mostram que eles se sentem confiantes de que adquiriram os conceitos necessários para desenvolver atividades em suas escolas.

Downloads

Publicado

10-10-2017

Como Citar

Da Poian, A. T., Ketzer, L. A., & Braga, C. (2017). Transformação de energia nos seres vivos. Revista De Ensino De Bioquímica, 15, 126–154. https://doi.org/10.16923/reb.v15i0.713

Edição

Seção

Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular Bayardo Baptista Torres - Práticas de ensino