Bioquímica Médica - Casos Clínicos

Autores

  • Gustavo Henrique Cavalcante Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Carla Rhuama de Freitas Araújo 1 Bachelor of Biomedical Sciences, Federal University of Rio Grande do Norte, Brazil
  • Felipe Sales de Lima Bachelor of Biomedical Sciences, Federal University of Rio Grande do Norte, Brazil
  • Marcel Setúbal Costa Bachelor of Biomedical Sciences, Federal University of Rio Grande do Norte, Brazil
  • Hannaly Wana Bezerra Pereira Graduate Program in Parasite Biology, Federal University of Rio Grande do Norte, Brazil
  • Iara Dantas de Souza Graduate Program in Bioinformatics, Federal University of Rio Grande do Norte, Brazil
  • Jéssyca Tamires da Fonseca Graduate Program in Biochemistry, Federal University of Rio Grande do Norte, Brazil
  • Sara Ester de Lima Costa Graduate Program in Parasite Biology, Federal University of Rio Grande do Norte, Brazil
  • Daniel Carlos Ferreira Lanza 2 Applied Molecular Biology Lab., Department of Biochemistry, Federal University of Rio Grande do Norte, Brazil 3 Graduate Program in Biochemistry, Federal University of Rio Grande do Norte, Brazil 5 Graduate Program in Bioinformatics, Federal University of Rio Grande do Norte, Braz

DOI:

https://doi.org/10.16923/reb.v15i0.708

Palavras-chave:

Biomedicina, saúde humana, aplicativo

Resumo

A apresentação de situações que exemplificam a aplicação prática dos conceitos de bioquímica é um dos principais desafios no desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino em bioquímica. Até agora, existe uma pequena quantidade de materiais, especialmente na língua portuguesa, que apresentam situações práticas as quais exemplificam a aplicação de vários conceitos bioquímicos na área de saúde humana. O aplicativo/ebook Bioquímica Médica-Casos Clínicos pretende fornecer a visão integrada do conhecimento básico em bioquímica e sua aplicação prática em situações do dia a dia de profissionais da saúde humana. Os conceitos de bioquímica são apresentados como casos clínicos, tornando possível o exercício da atitude analítica e a tomada de decisão para a resolução de problemas baseados em situações reais. O aplicativo está disponível gratuitamente na internet, facilitando tanto o acesso quanto o uso do material como fonte suplementar.

Referências

Yokaichiya DK, Galembeck E, & Torres BB. Expectativas e Fatores de Interesse por Ensino a Distância na área de Bioquímica: relatos de uma pesquisa pré e pós aplicação de uma disciplina de Bioquímica a Distância. Revista de Ensino de Bioquímica, 2002. 1(2), 12-19.

Beckhauser PF, de Almeida EM, & Zeni ALB. O universo discente e o ensino de bioquímica. Revista de Ensino de Bioquímica, 2006. 4(2), 16-22.

Haydt RCC. Curso de didática geral. São Paulo: ática, 2011.

Andrade PF. Aprender por projetos, formar educadores. In: Valente JA. Formação de educadores para o uso da informática na escola. Campinas: Núcleo de Informática Aplicada à Educação, 2003.

Amaral CLC, Figueira RCL, & de Barros MP. A utilização de ambientes virtuais no ensino de bioquímica. Um estudo de caso na UNICSUL. Revista de Ensino de Bioquímica, 2006. 4(1), 1-7.

Downloads

Publicado

10-10-2017

Como Citar

Cavalcante, G. H., Rhuama de Freitas Araújo, C., Sales de Lima, F., Setúbal Costa, M., Wana Bezerra Pereira, H., Dantas de Souza, I., … Carlos Ferreira Lanza, D. (2017). Bioquímica Médica - Casos Clínicos. Revista De Ensino De Bioquímica, 15, 31–39. https://doi.org/10.16923/reb.v15i0.708

Edição

Seção

Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular Bayardo Baptista Torres - Materiais Didáticos