O QUE ALUNOS DE DIFERENTES CURSOS PROCURAM EM DISCIPLINAS EXTRACURRICULARES DE BIOQUÍMICA?

Autores

  • Daniela K. Yokaichiya
  • Eduardo Galembeck
  • Bayardo Baptista Torres

DOI:

https://doi.org/10.16923/reb.v2i1.17

Resumo

Ao mesmo tempo que a seleção detalhada dos conteúdos direciona as aulas de Bioquímica aosinteresses de cada curso de graduação, muitos assuntos são inevitavelmente excluídos. Aprocura por disciplinas não obrigatórias no currículo mínimo que abordem temas de Bioquímicanão contemplados nas disciplinas de Bioquímica Básica aponta para o grande interesse dosestudantes por complementação na sua formação [1]. Na ocasião do oferecimento de umcurso sobre Bioquímica da Nutrição a distância em 2001 e 2003, foi feito um levantamento deinteresse pelo curso, além de uma contínua avaliação da satisfação dos alunos frente àsatividades desenvolvidas. A análise detalhada dos interesses e das críticas e sugestões ajudoua verificar os anseios dos diferentes profissionais em relação aos conteúdos da Bioquímica esuas aplicações. Dessa análise conclui-se que apesar dos alunos entrarem com interesseespecífico de aprofundamento nos conteúdos de suas áreas, o que promove maior satisfação éa interação e troca de informações – ainda que relativamente superficiais - com alunos eprofissionais de outras formações. Cursos que visem aprofundamento específico dedeterminados assuntos devem, entretanto, ser oferecidos para públicos mais restritos,atendendo a pré-requisitos de conhecimento para que as discussões possam ser maisaprofundadas.

Downloads

Publicado

2004-12-20