Transporte de lactato entre células: um estudo de caso desenvolvido para um ambiente virtual de aprendizagem com a simulação do método científico

Autores

  • Juliana Pascuotte Cândido Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Biologia/ Departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual https://orcid.org/0009-0004-7240-1855
  • Denise Vaz de Macedo Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Biologia/ Departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual

DOI:

https://doi.org/10.16923/reb.v21i1.1063

Palavras-chave:

Transportadores de monocarboxilatos, Lactato, Exercício físico.

Resumo

A compreensão do lactato como um importante combustível para uma ampla variedade de células origina-se da descoberta da presença de transportadores de monocarboxilatos (MCTs) nas membranas celulares. Neste trabalho apresentamos um material didático para tratar dessa temática desenvolvido na forma de um experimento em um ambiente virtual de aprendizagem que simula as etapas do método científico, com a obtenção de dados empíricos obtidos de um atleta submetido a uma corrida na máxima velocidade seguida de duas formas de recuperação do esforço (recuperação passiva e recuperação ativa). Antes e após a realização do experimento os alunos responderam a 11 questões de múltipla escolha para avaliar a compreensão de conceitos sobre o tema. Ao final do experimento os alunos avaliaram se o material contribuiu para o desenvolvimento do pensamento reflexivo e a consciência do aprendizado. A reprodução sistemática dos dados ao longo de 3 anos de avaliações com graduandos em Educação Física (n=295) demonstrou que o material didático permitiu a compreensão dos MCTs 1 e 4 para o transporte de lactato entre células a partir da reflexão sobre os dados e a prática profissional futura. A inclusão do experimento no cronograma das aulas permitiu incorporar um conceito atual, do lactato como importante substrato metabólico por uma variedade de células em uma disciplina de bioquímica básica.

Referências

Mann K, Gordon ÆJ, Macleod ÆA. Reflection and reflective practice in health professions education: a systematic review. 2009;595–621.

Galembeck E, Macedo D V, Torres BB. Different Energy Sources in Sports. Biochem Mol Biol Educ. 2003;31(3):204–8.

Macedo DV, Lazarim FL, da Silva FOC, Tessuti LS, Hohl R. Is lactate production related to muscular fatigue? A pedagogical proposition using empirical facts. Am J Physiol - Adv Physiol Educ. 2009;33(4):302–7.

Egan B, Zierath JR. Exercise metabolism and the molecular regulation of skeletal muscle adaptation. Cell Metab [Internet]. 2013;17(2):162–84. Available from: http://dx.doi.org/10.1016/j.cmet.2012.12.012

Halestrap AP. Monocarboxylic Acid Transport. 2013;3(October):1611–43.

Juel C, Halestrap AP. Topical Review Lactate transport in skeletal muscle — role and regulation of the monocarboxylate transporter. 1999.

Brooks GA. Review the Science and Translation of Lactate Shuttle Theory. Cell Metab [Internet]. 2018;27(4):757–85. Available from: https://doi.org/10.1016/j.cmet.2018.03.008

Rabinowitz JD, Enerbäck S. Lactate: the ugly duckling of energy metabolism. Nat Metab [Internet]. 2020;2(July). Available from: http://dx.doi.org/10.1038/s42255-020-0243-4

Kember D, Leung DYP, Jones A, Loke AY, McKay J, Sinclair K, et al. Development of a questionnaire to measure the level of reflective thinking. Assess Eval High Educ. 2000;25(4):381–95.

Chen W, Reeves TC. Twelve tips for conducting educational design research in medical education. Med Teach [Internet]. 2019;0(0):1–7. Available from: https://doi.org/10.1080/0142159X.2019.1657231

Downloads

Publicado

28-08-2023

Como Citar

Cândido, J. P., & de Macedo, D. V. (2023). Transporte de lactato entre células: um estudo de caso desenvolvido para um ambiente virtual de aprendizagem com a simulação do método científico. Revista De Ensino De Bioquímica, 21(1), 97–109. https://doi.org/10.16923/reb.v21i1.1063

Edição

Seção

Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular Bayardo Baptista Torres