Transporte de lactato entre células: um estudo de caso desenvolvido para um ambiente virtual de aprendizagem com a simulação do método científico
DOI:
https://doi.org/10.16923/reb.v21i1.1063Palavras-chave:
Transportadores de monocarboxilatos, Lactato, Exercício físico.Resumo
A compreensão do lactato como um importante combustível para uma ampla variedade de células origina-se da descoberta da presença de transportadores de monocarboxilatos (MCTs) nas membranas celulares. Neste trabalho apresentamos um material didático para tratar dessa temática desenvolvido na forma de um experimento em um ambiente virtual de aprendizagem que simula as etapas do método científico, com a obtenção de dados empíricos obtidos de um atleta submetido a uma corrida na máxima velocidade seguida de duas formas de recuperação do esforço (recuperação passiva e recuperação ativa). Antes e após a realização do experimento os alunos responderam a 11 questões de múltipla escolha para avaliar a compreensão de conceitos sobre o tema. Ao final do experimento os alunos avaliaram se o material contribuiu para o desenvolvimento do pensamento reflexivo e a consciência do aprendizado. A reprodução sistemática dos dados ao longo de 3 anos de avaliações com graduandos em Educação Física (n=295) demonstrou que o material didático permitiu a compreensão dos MCTs 1 e 4 para o transporte de lactato entre células a partir da reflexão sobre os dados e a prática profissional futura. A inclusão do experimento no cronograma das aulas permitiu incorporar um conceito atual, do lactato como importante substrato metabólico por uma variedade de células em uma disciplina de bioquímica básica.
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