Bioquanti, um website interativo para ensino-aprendizagem em Bioquímica
DOI:
https://doi.org/10.16923/reb.v21i1.1058Palavras-chave:
bioquímica quantitativa, bioquímica estrutural, metabolismoResumo
A abstração de conceitos, relações e dinâmica presentes em Bioquímica e áreas correlatas é um constante desafio ao ensino-aprendizagem de seus atores face à alfabetização visual de símbolos, esquemas, gráficos, desenhos, e de resultados experimentais. Nesse sentido reside esta proposta para um website elaborado junto à aplicação de três softwares de livre distribuição a diversos conteúdos em Bioquímica (Jmol, R, e Sisma). O material almeja contribuir para um aprendizado ativo, autoexplicativo e progressivo, tanto dos conteúdos como do uso dos programas. O acesso por navegadores web em plataformas tecnológicas diversas para os programas, bem o uso de scripts comentados de seus comandos, possibilitam a reprodução, modificação e criação de trechos de código, simulações, animações e projetos na área, permitindo contribuir a um panorama ativo de educação reproduzível para o ensino presencial, híbrido, e ao EaD.
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