Bioquanti, um website interativo para ensino-aprendizagem em Bioquímica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16923/reb.v21i1.1058

Palavras-chave:

bioquímica quantitativa, bioquímica estrutural, metabolismo

Resumo

A abstração de conceitos, relações e dinâmica presentes em Bioquímica e áreas correlatas é um constante desafio ao ensino-aprendizagem de seus atores face à alfabetização visual de símbolos, esquemas, gráficos, desenhos, e de resultados experimentais. Nesse sentido reside esta proposta para um website elaborado junto à aplicação de três softwares de livre distribuição a diversos conteúdos em Bioquímica (Jmol, R, e Sisma). O material almeja contribuir para um aprendizado ativo, autoexplicativo e progressivo, tanto dos conteúdos como do uso dos programas. O acesso por navegadores web em plataformas tecnológicas diversas para os programas, bem o uso de scripts comentados de seus comandos, possibilitam a reprodução, modificação e criação de trechos de código, simulações, animações e projetos na área, permitindo contribuir a um panorama ativo de educação reproduzível para o ensino presencial, híbrido, e ao EaD.

Biografia do Autor

José Maurício Schneedorf, Universidade Federal de Alfenas

Departamento de Bioquímica

Instituto de Ciências Biomédicas

 

Referências

Mendes CL, Evangelista RM. A formação eo trabalho docente, as tecnologias móveis ea UNESCO. 2022; ETD: Educaçao Temática Digital 24.1: 151-170.

Offerdahl, EG, Arneson, JB, Byrne, N. Lighten the load: Scaffolding visual literacy in biochemistry and molecular biology. CBE—Life Sciences Education. 2017; 16(1), es1.

Pavlik JV. Collaborating With ChatGPT: Considering the Implications of Generative Artificial Intelligence for Journalism and Media Education. Journalism & Mass Communication Educator. 2023; 0(0) https://doi.org/10.1177/10776958221149577

Heise V, Holman C, Lo, H, Lyras EM, Adkins MC et al. Ten simple rules for implementing open and reproducible research practices after attending a training course. PLOS Computational Biology. 2023; 19(1), e1010750.

Eremeev MA, Trubienko OV, Zakharchuk I. Applying a reproducible research approach to distance education. Russian Technological Journal. 2022; 10(4), 86-92.

Xie Y, Hill AP, Thomas A. Blogdown: creating websites with R markdown. Chapman and Hall/CRC; 2017.

Miguel AG, Bressan AP, Hornink GG. AedesMap: uma alternativa móvel para obtenção de dados georreferenciados da Dengue, Zika e Chikungunya. InfoDesign: Revista Brasileira de Design da Informação; 2020, 17(1).

R Core Team. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. 2021. URL https://www.R-project.org/.

Sievert C. Interactive web-based data visualization with R, plotly, and shiny. CRC Press; 2020.

Zem-Lopes AM, Pedro LZ, Isotani S. Qualidade de softwares educacionais baseados na web (semântica): Um mapeamento sistemático. RENOTE. 2014; 12(1).

de Carvalho AHP, Costa IT. A usabilidade e os sites de educação a distância. Revista Paidéi@-Revista Científica de Educação a Distância. 2008; 1(1).

Downloads

Publicado

28-08-2023

Como Citar

Schneedorf, J. M. (2023). Bioquanti, um website interativo para ensino-aprendizagem em Bioquímica. Revista De Ensino De Bioquímica, 21(1), 110–124. https://doi.org/10.16923/reb.v21i1.1058

Edição

Seção

Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular Bayardo Baptista Torres