Discussão Baseada em Evidências (DBE): uma metodologia de ensino e de avaliação alternativa no contexto do ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16923/reb.v21i1.1039

Palavras-chave:

Prática Baseada em Evidências, Bioquímica, COVID-19.

Resumo

Com o advento do Ensino Remoto Emergencial (ERE) em 2020, em uma disciplina de Bioquímica Médica e Farmacocinética de um curso de graduação em Medicina, concebeu-se a Discussão Baseada em Evidência (DBE), com objetivo de substituir métodos avaliativos tradicionais e abordar temas alusivos à pandemia de COVID-19, pautando-se na Medicina Baseada em Evidências (MBE). Para tal, grupos de discentes deveriam pesquisar sobre o metabolismo e farmacocinética de um fármaco: azitromicina, cloroquina/hidroxicloroquina, dexametasona, ivermectina ou remdesivir; bem como elaborar uma conclusão sobre o uso da droga no tratamento da COVID-19. Embora necessite aprimorar sua sistematização de pesquisa, conclui-se que a DBE é um método avaliativo inovador, pois, além de reforçar os conhecimentos adquiridos na disciplina, promove a aproximação da prática clínica, o desenvolvimento de habilidades de pesquisa científica e o raciocínio crítico na avaliação da confiabilidade dos materiais.

Biografia do Autor

Chrystian Araujo Pereira, UFLA

Departamento de Medicina

Faculdade de Ciências da Saúde

Universidade Federal de Lavras

Disciplina de Bases Metabóicas e Bioquímicas

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Publicado

2023-06-02

Edição

Seção

Inovações educacionais