Discussão Baseada em Evidências (DBE): uma metodologia de ensino e de avaliação alternativa no contexto do ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.16923/reb.v21i1.1039Palavras-chave:
Prática Baseada em Evidências, Bioquímica, COVID-19.Resumo
Com o advento do Ensino Remoto Emergencial (ERE) em 2020, em uma disciplina de Bioquímica Médica e Farmacocinética de um curso de graduação em Medicina, concebeu-se a Discussão Baseada em Evidência (DBE), com objetivo de substituir métodos avaliativos tradicionais e abordar temas alusivos à pandemia de COVID-19, pautando-se na Medicina Baseada em Evidências (MBE). Para tal, grupos de discentes deveriam pesquisar sobre o metabolismo e farmacocinética de um fármaco: azitromicina, cloroquina/hidroxicloroquina, dexametasona, ivermectina ou remdesivir; bem como elaborar uma conclusão sobre o uso da droga no tratamento da COVID-19. Embora necessite aprimorar sua sistematização de pesquisa, conclui-se que a DBE é um método avaliativo inovador, pois, além de reforçar os conhecimentos adquiridos na disciplina, promove a aproximação da prática clínica, o desenvolvimento de habilidades de pesquisa científica e o raciocínio crítico na avaliação da confiabilidade dos materiais.
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