ATraPalhados revisando bioquímica: foco na respiração celular
DOI:
https://doi.org/10.16923/reb.v21i1.1038Palavras-chave:
Bioquímica, Jogo didático, aprendizado ativoResumo
O ensino de bioquímica é muito importante e apaixonante, mas, ao mesmo tempo, complexo de entendimento por parte dos alunos, principalmente na integração dos temas trabalhados. A ludicidade tem sido descrita como uma estratégia eficaz no ensino/aprendizagem. Este artigo relata a experiência do desenvolvimento e aplicação de um jogo de bioquímica intitulado ATraPalhados em sala de aula. O tema abordado no jogo é a respiração celular. O desenho procedimental baseou-se na utilização de questões objetivas e vídeos em uma dinâmica com elementos de tabuleiro (dados e cartas), como uma alternativa mais prática de trabalhar com os temas abordados na disciplina de Bioquímica de um Curso de Odontologia. Durante a dinâmica, os alunos puderam interagir com os conteúdos abordados, pensar e discutir ativamente sobre eles, fazendo associações entre as diferentes etapas da respiração celular. A impressão dos alunos sobre jogo foi descrita. Acredita-se que o jogo foi útil e reforçou a aprendizagem dos alunos.
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