ATraPalhados revisando bioquímica: foco na respiração celular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16923/reb.v21i1.1038

Palavras-chave:

Bioquímica, Jogo didático, aprendizado ativo

Resumo

O ensino de bioquímica é muito importante e apaixonante, mas, ao mesmo tempo, complexo de entendimento por parte dos alunos, principalmente na integração dos temas trabalhados. A ludicidade tem sido descrita como uma estratégia eficaz no ensino/aprendizagem. Este artigo relata a experiência do desenvolvimento e aplicação de um jogo de bioquímica intitulado ATraPalhados em sala de aula. O tema abordado no jogo é a respiração celular. O desenho procedimental baseou-se na utilização de questões objetivas e vídeos em uma dinâmica com elementos de tabuleiro (dados e cartas), como uma alternativa mais prática de trabalhar com os temas abordados na disciplina de Bioquímica de um Curso de Odontologia. Durante a dinâmica, os alunos puderam interagir com os conteúdos abordados, pensar e discutir ativamente sobre eles, fazendo associações entre as diferentes etapas da respiração celular. A impressão dos alunos sobre jogo foi descrita. Acredita-se que o jogo foi útil e reforçou a aprendizagem dos alunos.

Biografia do Autor

Daiana Moraes Balinha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Estudande de graduação do Curso de Odontologia da UFRGS

Angela TS Wyse, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/ Departamento de Bioquímica, ICBS

Professora Titular de Bioqumica, Departamento de Bioqumica, ICBS, UFRGS. Pesquisadora 1A do CNPq, área de atuação: bioqumica e neurociências, Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Membro titular da Academia Mundial de Ciências (TWAS).

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Publicado

2023-06-02

Edição

Seção

Inovações educacionais