Jogo Perfil Proteico: Abordando função de proteínas no ensino médio com base no conhecimento prévio dos estudantes e apoiando com ferramentas inclusivas
DOI:
https://doi.org/10.16923/reb.v21i1.1029Palavras-chave:
Jogos educativos, proteínas, aprendizagem inclusivaResumo
A Bioquímica é um dos temas centrais da Biologia na base comum curricular do ensino médio. Alguns trabalhos mostram concepções equivocadas dos alunos do ensino médio acerca da função de uma classe importante de biomoléculas abordadas neste tema, as proteínas. O presente trabalho propõe e avalia uma sequência didática tendo como suporte um jogo de tabuleiro com moléculas em 3D, para que os alunos produzam e sistematizem o conhecimento, de forma lúdica, das diversas funções proteicas. A aplicação da sequência didática completa foi realizada para uma turma do ensino integrado em uma escola pública de âmbito federal enquanto uma aplicação mais breve do jogo foi realizada em um museu de ciências para alunos de escola pública de âmbito estadual. As análises dos questionários preenchidos pelos estudantes da aplicação em sala de aula mostram que eles foram capazes de aumentar o repertório de categorias de funções proteicas mencionadas. Além disso, mais estudantes foram capazes de mencionar doenças relacionadas a proteínas após a atividade. Com relação à percepção dos alunos acerca do jogo mais de 90% se sentiram estimulados a interagir com os pares e atribuíram valor/utilidade a tarefa realizada. A aplicação no museu de ciências teve uma menor concordância com estas percepções, por volta de 70-80%, provavelmente devido ao curto prazo de aplicação e ausência de uma sistematização da atividade. É provável que, juntamente como uma sistematização do conhecimento, o jogo pode favorecer o interesse por aprender e contribuir para a construção do conhecimento dos estudantes, mais especificamente acerca de funções importantes como enzimática, comunicação, armazenamento, transporte e defesa.
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