Métodos ativos, experiência laboratorial e correlações clínicas articuladas ao aprendizado da Bioquímica: inovando o método de ensino na Universidade de Pernambuco Campus Garanhuns
DOI:
https://doi.org/10.16923/reb.v21i1.1026Palavras-chave:
inovação no ensino, medicina, metodologias ativasResumo
Diante da atual conjuntura da universidade brasileira em relação a estratégias ativas de ensino-aprendizagem, surgiu a proposta de desenvolver um projeto de monitoria que envolvesse a aplicação de conceitos fundamentais da disciplina de bioquímica dentro do universo de atuação profissional futura dos alunos de medicina da UPE Garanhuns. Em conjunto, Team Based Learning (TBL), discussão de casos clínicos, aulas práticas em laboratório e fórum discursivo foram os métodos usados para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais instigante e dinâmico, inovando o modo como a monitoria da disciplina de Bioquímica foi trabalhada na UPE Garanhuns. Os alunos, protagonistas deste projeto e principais beneficiários da monitoria, reportaram um grau de satisfação de mais de 80% para todos os métodos usados. O projeto oportunizou ainda aos monitores tomarem atitudes autônomas perante o conhecimento, assumindo, com maior responsabilidade, o compromisso de investir em sua formação acadêmica.
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