“Jogo das interrogações”: Uma proposta didática para revisar o conteúdo da Respiração Celular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16923/reb.v21i1.1012

Palavras-chave:

Respiração Celular, Jogo, Proposta Didática

Resumo

A respiração celular é um processo no qual ocorrem diversas reações químicas para a produção de ATP. É evidente a dificuldade que os alunos de Biologia do Ensino Médio apresentam em compreender esse conteúdo. Portanto, para facilitar a aprendizagem foi elaborada uma proposta didática com um jogo didático intitulado “O jogo das interrogações”. O objetivo desse jogo é revisar o conteúdo da Respiração celular, a fim de que o aluno fixe o que foi estudado. Nesse contexto, desenvolvemos o jogo com estudantes de uma escola estadual. Os discentes responderam os questionários avaliativos antes da execução do jogo para verificar os conhecimentos prévios e depois para averiguar o efeito do jogo após a sua confecção e aplicação. Com os resultados obtidos, ficou evidente que o jogo teve efeitos positivos no desempenho dos estudantes, além de observar algumas dificuldades sobre a temática que possibilitou intervenções para dirimir tais deficiências.

Referências

Medeiros, S. C. S., Costa, M. F. B., & Lemos, E. S. (2009). O ensino e a aprendizagem dos temas fotossíntese e respiração: práticas pedagógicas baseadas na aprendizagem significativa. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 8(3), 923-935. Disponível: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen8/ART9_Vol8_N3.pdf.

GONZAGA, G. R.; MIRANDA, J. C.; FERREIRA, M. L.; COSTA, R. C.; FREITAS, C. C. C.; FARIA, A. C. de O. Jogos didáticos para o ensino de Ciências. Educação Pública, v. 17, nº 7, p. 1-3, 2017.

PEDROSO, C. V. Jogos didáticos no ensino de Biologia: uma proposta metodológica baseada em módulo didático. IX Congresso Nacional de Educação e III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Curitiba-PR. p. 1-9, 2009.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006. p. 28.

PERAZZOLLO, C. S.; BAIOTTO, C. R. Jogos didáticos no ensino de Ciências/Biologia: um recurso que auxilia na aprendizagem. XVII Seminário Internacional de Educação no Mercosul. p. 1-15, 2015.

CAMPOS, L. M. L. A Produção de Jogos Didáticos para o Ensino de Ciências e Biologia: Uma Proposta para Favorecer a Aprendizagem. São Paulo, p. 48-49, 2001.

ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 43-64.

MACEDO, l; PETTY, A, L, S; PASSOS, N, C. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2007.

FREIRE, P., Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra.1985.

PELLIZZARI, A. et al. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Rev. PEC, Curitiba, v.2, n.1, p.38, jul. 2001-jul. 2002.

Moreira, M.A e E.F.S. Masini (1982). Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes. p.151-158.

OLIVEIRA, F. S et al. Um jogo de construção para o aprendizado colaborativo de Glicólise e Gliconeogênese. Revista de ensino em bioquímica V13, N1. Rio de Janeiro, 2015.

DA FONSECA, Maria Júlia Sousa; FERREIRA, Rebeca Eller; SARAIVA, Luis Flávio Mendes. USO DO LÚDICO PARA DEMONSTRAÇÃO DIDÁTICA DE MUDANÇAS ESTRUTURAIS DOS COMPOSTOS INTERMEDIÁRIOS DA GLICÓLISE. p.1-2.

ELLIOTT, W. H., ELLIOTT, D. C. Biochemistry and Molecular Biology. 2. ed. New York: Oxford University Press, 2001. p. 109-177.

NASCIMENTO, AP. O vocabulário científico no ensino de Biologia: um instrumento facilitador para aprendizagem. 2020. p. 19.

BRAGA, R. Apresentação. In: CAMARGO, F. e DAROS, T. A sala de aula inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.

SOARES, Márlon H.F.B. JOGOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA TEORIA, MÉTODOS E APLICAÇÕES. Guarapari: Editora ExLibris, 2008.

SANTANA, Eliana M.; REZENDE, Daisy B. O uso de Jogos no ensino e aprendizagem de Química: Uma visão dos alunos do 9°ano do ensino fundamental. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. UFPR. Curitiba-PR. Julho de 2008. p. 1.

FOSTER, PP. O lúdico como instrumento facilitador no processo ensino aprendizagem. 2012. 44 f. Monografia (Espec.) - Psicopedagogia, Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/C206743.pdf. Acesso em: 20 set. 2021.

Downloads

Publicado

2023-06-02

Edição

Seção

REB na Escola