Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Trata-se de um artigo inédito ou com significativas contribuições para a área.
  • Trabalhos fora do padrão e que não usem o arquivo modelo serão rejeitados.

    A submissão foi construída usando o modelo da revista e postado como DO, seguindo as diretrizes para os autores .

  • Trabalhos com identificação serão rejeitados.

    Omiti os nomes dos autores ou instituições envolvidas para assegurar a avaliação às cegas pelos pares. 

    Não se aplica à seção de resumos publicados em eventos.

  • Trabalhos com plágio serão rejeitados.
    O artigo não apresenta plágio (excertos idênticos sem o formato de citação direta) e segue-se os princípios de ética na pesquisa e publicação. 
  • A indicação indevida de autores resultará na rejeição do trabalho. As informações apresentadas no artigo são de minha autoria e, no caso de co-autores, possuo autorização destes para a publicação, sendo que autorizo a publicação de todo conteúdo submetido.
  • A participação de cada autor deve ser apresentada na carta ao editor, durante a submissão, caso contrário será rejeitado. Há no máximo 6 autores.

    Indique a participação dos autores nas seguintes etapas: 1. concepção do estudo; 2. planejamento; 3. coleta de dados; 4. Análise dos dados; 5. Escrita do artigo; 6. Revisão do artigo.

    Todos autores devem ter contribuído com a escrita e revisão do artigo.

  • O ORCID de todos autores é obrigatório nos metadados (https://orcid.org). Trabalhos com autores sem ORCID não serão publicados.

    Preenchi todos os metadados dos autores no processo de submissão (Nome, Instituição, email, país e ORCID).

  • Caso o artigo utilize de dados de seres humanos, indiquei:

    1 – Protocolo de aprovação do projeto em comitê de ética em pesquisa;

    2 – Apresentei a previsão legalde não necessidade de registro no CEP, de acordo com o artigo primeiro, parágrafo único da Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016, que trata das pesquisas na área de ciências humanas e sociais ou legislação de meu país (indicar legislação).

Diretrizes para Autores

 A. Instruções gerais:

Não há custos para submissão, publicação e acesso aos artigos na REB.

Os artigos deverão ser construídos a partir do arquivo modelo em português (clique aqui para o modelo em inglês), disponível para download a seguir, respeitando as orientações da seção que foi submetido.

  • O arquivo da submissão deverá estar no formato DOC.

Não serão aceitos artigos que não sejam enviados utilizando os modelos atuais oferecidos pela revista.

Todo artigo passará por avaliação prévia de Plágio por meio do NoPlagio, dessa forma, recomendamos que os autores façam também essa verificação antes de enviar o artigo.

Os trabalhos que utilizam dados de seres humanos deverão apresentar aprovação em comitê de ética em pesquisa ou indicar a previsão legal de não necessidade, de acordo com a Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016, que trata das pesquisas na área de ciências humanas e sociais ou legislação de meu país (indicar legislação).

O autor terá até 30 ou 60 dias, de acordo com a indicação, para retornar o arquivo modificado, no caso de recebimento de parecer requerendo modificações.

A Editoria reserva-se o direito de efetuar pequenas alterações nos arquivos enviados para torná-los mais claros ou adequá-los ao estilo da revista, respeitando, naturalmente, o conteúdo do trabalho.

Para garantir a avaliação as cegas, não devem ser inseridos os nomes e filiações, assim como outras informações que permitam identificar o autor.

  • Modelos DOC:

- Modelo geral (uso obrigatório para submissão)

B. Resumo da formatação padrão:

- Geral: Página A4, fonte arial, parágrafo 1,5;

- Resumo e abstract: fonte 10, espaço simples, 1000 caracteres, incluindo espaços.

- Título 1: fonte 13, negrito, esquerda

- Titulo 2: fonte 12, negrito, esquerda

- Título 3: fonte 12, negrito, itálico, esquerda

- Corpo de texto: Arial, justificado, parágrafo 1,5

C. Citações

As referências devem ser citadas em ordem numérica, com os números entre colchetes (ex. [1] ou [1-3]). Se a referência for citada mais de uma vez, o mesmo número deve ser usado todas as vezes. As referências devem ser listadas ao final do artigo em ordem numérica e seguir o padrão de Vancouver.

Ex. Lorem ipsum dolor sit amet [1], consectetur adipiscing elit. Aenean ut felis non ante tempus pulvinar. Etiam iaculis erat vel purus condimentum bibendum [2]. Donec lacus purus, faucibus non scelerisque a, suscipit ullamcorper magna [1-3].

D. Referências

Os artigos submetidos na REB devem utilizar as normas de Vancouver para as referencias.
- http://en.wikipedia.org/wiki/Vancouver_system
Você poderá acessar as normas e exemplos no arquivo a seguir ou consultar os apresentados a seguir:
http://www.library.uq.edu.au/training/citation/vancouv.pdf

Exemplos de referências:

Livros com indicação de um a seis autores
[1] Abbas AK, Lichtman AH. Imunologia básica. 2. ed. São Paulo: Elsevier; 2007;

Livros com indicação de mais de seis autores
[2] Iverson C, Flanagin A, Fontanarosa PB, Glass RM, Glitman P, Lantz JC, et al. American Medical Association Manual of Style: a guide for author editors. 9th ed. Baltimore: Willians & wikins; 1998.

Capítulos de livro
[3] Speroff L, Fritz MA. Clinical gynaecologic endocrinology and infertility. 7th ed. Philadelphia: Lippincott Williams and Wilkins; 2005. Chapter 29, Endometriosis; p.1103-33.

Anais
[4] Araujo RVS, Souza-Araujo F V, Melo AL, Iacomini M, Santos-Magalhaes NS, Carneiro-Leao AMA. In Anais da XXXI Reunião anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular-SBBq.; 18 a 21 de maio de 2002. , Caxambu, MG. Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular-SBBq. 2002. p. 98.

Teses, dissertações
[5] Fernandes FR. Caracterização molecular e biológica de begomovírus de soja (Glycine max) e leiteiro (Euphorbia heterophylla) e resistência a vírus mediada por RNA interferente em plantas transgênicas de soja. Tese de Doutorado [Fitopatologia] - Universidade Federal de Viçosa. 2009.

DVD, CD-ROM
[6] Kinderley D. O corpo humano [DVD]. São Paulo: Globo, 1997.

Artigos em Revista
[7] Thomas HI, Barret E, Hesketh LM, Wynne A, Morgan-Capner P. Simultaneous IgM ractivity by EIA agaist more than one virus in cases of measles, parvovirus B19 and rubella infection. J Clin Virol 1999; 14(2): 107-118.

Artigo Eletrônico
[8] Yokaichiya DK, Galembeck E, Torres BB. Expectations and Interest in Distance Education in Biochemistry Classes. RBEBBM [periódicos na internet]. 2001. acesso em 17 de Dezembro de 2008]. Disponível em: http://sbbq.iq.usp.br/revista/artigo.php?artigoid=38.

E. Conflito de interesses

Os conflitos de interesses existem nas mais diversas áreas, principalmente quando há recursos financeiros envolvidos ou competições entre grupos de pesquisa. Estes resultam em ações que podem interferir na pesquisa, nos processos de escrita, revisão e editoração das publicações científicas.
Eles podem ocorrer com relação aos revisores, editores e autores, seja direta ou indiretamente por meio de suas instituições, órgãos ou empresas de financiamento, que poderiam ser beneficiadas com seus resultados.
Há diversos tipos de conflito de interesse e os mesmos devem ser declarados por autores e revisores, como:

1. Recebimento de recursos financeiros do fabricante ou potenciais fabricantes do produto testado.
2. Envolvimento (direto ou indireto) na pesquisa por empresas com interesses econômicos.
3. Trabalha ou trabalhou (direta ou indiretamente) para empresa que poderia obter benefícios a partir dos resultados do trabalho.
4. Convicções (religiosas, políticas entre outras) que poderiam interferir na pesquisa, revisão ou decisão editorial.
5. Competitividade entre grupos de pesquisa.

Maiores informações em: http://www.plosbiology.org/static/competing.action

Pesquisa em ensino

Descrição: textos apresentando resultados de pesquisas originais e inéditos, envolvendo a temática de ensino de Bioquímica e/ou Biologia Molecular.

Estrutura recomendada: Resumo, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão (as discussões com os resultados podem ser apresentadas), Conclusões ou Considerações Finais, Referências (Vancouver), Anexos e Apêndice. O método deve indicar claramente os procedimentos, destacando a coleta e análise dos dados. Deve haver coerência entre objetivos, métodos, resultados e discussões. Outras estruturas podem ser aceitas caso o manuscrito não possa ser formatado conforme descrito acima. O resumo deve conter no máximo 1000 caracteres (incluindo espaços). Como publicação online, não temos limite de páginas, mas recomendamos entre 10 e 15 páginas (o referee será avaliado pela relevância do número de páginas). De acordo com as peculiaridades de cada trabalho, poderão ser apresentadas outras estruturas.

O resumo deverá conter no máximo 10 linhas e o número de páginas será livre, sendo que recomendamos entre 10 e 15 páginas (será avaliado pelo parecerista a pertinência do número de páginas).

Inovações educacionais

Descrição: Textos apresentando métodos inovadores de ensino de bioquímica e biologia molecular, bem como roteiro didático ampliado, fundamentado e apresentando os impactos educacionais da experiência de aplicação. Estão incluídas atividades envolvendo práticas laboratoriais, uso de software educacional, PBL (Problem Based Learning) e outras metodologias ativas, estratégias interativas de ensino/aprendizagem, uso de jogos entre outros. Os textos devem fornecer uma base conceitual do método desenvolvido, com descrição detalhada da atividade e inclusão de dados da mesma aplicação, preferencialmente com os resultados dos alunos ou a percepção do professor sobre a aplicação.

Estrutura recomendada: Resumo, Ficha de Atividades, Introdução, Apresentação do material ou prática de ensino, Potencial Educacional, Diferencial com materiais/atividade pré-existentes, Procedimentos de uso ou aplicação, Considerações finais ou Conclusões, Referências (Vancouver), Anexos e Apêndice – com o material ou protocolo.

O resumo deverá conter no máximo 10 linhas e o número de páginas será livre, sendo que recomendamos entre 10 e 15 páginas (será avaliado pelo parecerista a pertinência do número de páginas).

REB na Escola

Descrição: Textos abordando propostas para o ensino fundamental e médio, visando melhorar o ensino do conteúdo da área, propiciando reflexões, novas práticas e estratégias de ensino que poderão ser utilizadas por professores. Incluem-se propostas de integração de conteúdo (multi e inter disciplinares), práticas laboratoriais ou de campo, uso de softwares educacionais, jogos e outras práticas que visem melhorar o processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental e médio. No caso da existência de roteiros, jogos, softwares, entre outros, os mesmo poderão ser enviados como complemento ao manuscrito.

Serão aceitos artigos em português, espanhol ou inglês (resumo em inglês e língua de origem).

Estrutura recomendada: Resumo, Ficha da atividade, Introdução, Apresentação do material ou prática de ensino, Potencial educacional, Diferencial com materiais/atividade pré-existentes, Procedimentos para uso ou aplicação, Considerações finais ou Conclusões, Referências (Vancouver), Anexos e apêndices – com o material ou protocolo.

O resumo deverá conter no máximo 10 linhas e o número de páginas será livre, sendo que recomendamos entre 10 e 15 páginas (será avaliado pelo parecerista a pertinência do número de páginas).

Imagem pública e divulgação científica

Descrição:Textos abordando estudos relacionados à imagem pública e divulgação da bioquímica bem como relato e avaliação do impacto de iniciativas desenvolvidas em espaços não formais de aprendizagem. Caberão artigos desenvolvidos, por exemplo, no âmbito das ações de cultura e extensão universitária, sobretudo aquelas dedicadas às comunidades extramuros da universidade, assim como artigos sobre estudos de como a bioquímica ou temas relacionados à bioquímica são apresentados nos meios de comunicação.

Estrutura recomendada: Resumo, Ficha de atividades, Introdução, Apresentação do material ou prática de ensino, Potencial educacional, Diferencial com materiais/atividades pré-existentes, Procedimentos de uso ou aplicação, Considerações finais ou conclusões, Referências (Vancouver), Anexos e Apêndice – com o material ou protocolo.

The abstract must contain a maximum of 10 lines and the number of pages will be free, we recommend between 10 and 15 pages (the relevance of the number of pages will be assessed by the reviewer).

Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular Bayardo Baptista Torres

Esta seção é específica para submissão dos trabalhos ao Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular "Bayardo Baptista Torres".

Poderão participar discentes, docentes e pesquisadores de instituições públicas e privadas do Brasil, excluindo editoras ou empresas de materiais didáticos. As normal para submissão devem ser acessadas no edital de cada edição do prêmio.

Política de Privacidade

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