ISSN: 2318-8790
ISSN (até 2012): 1677-2318
Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista de Ensino de Bioquímica (REB) tem o objetivo de divulgar pesquisas em ensino de Bioquímica e Biologia Molecular e áreas correlatas, contribuindo para os avanços científicos, tecnológicos e pedagógicos na área.
A REB aceita trabalhos originais em português, espanhol ou inglês, podendo ser enviados artigos acadêmicos que envolvam pesquisas em ensino de Bioquímica e Biologia Molecular e áreas correlatas.
Os trabalhos devem seguir o padrão da seção, contendo resumo em inglês e língua nativa e utilizando o arquivo modelo disponibilizado pela revista.
Os envios ocorrerão exclusivamente por meio do sistema de submissão eletrônico e serão julgados por, no mínimo, dois consultores indicados pelos editores.
Não há custos para submissão, publicação e acesso aos artigos na REB.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os materiais deverão ser submetidos exclusivamente por meio do formulário eletrônico e serão julgados por, no mínimo, dois revisores às cegas (blind review).
Artigos com plágio serão recusados durante a pré-avaliação pelos editores.
O tempo para a aprovação e consequente disponibilidade do material em nossa biblioteca pública é indeterminado, uma vez que o processo não é automático e depende dos pareceres dos editores-chefe, assim como do tempo de retorno das revisões pelos autores.
O autor terá entre 30 e 60 dias para retornar o arquivo modificado, de acordo com a mensagem de aceite, no caso de recebimento de parecer requerendo modificações. O trabalho deverá ser acompanhado de uma carta resposta aos itens indicados na revisão.
Periodicidade
A Revista de Ensino de Bioquímica (REB) publica dois números anuais, com avaliação e publicação dos trabalhos em fluxo contínuo, ou seja, à medida que os trabalhos são aprovados, são publicados no número do semestre/ ano vigente.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Os artigos publicados seguem a licença Creative Commons Attribution 4.0.
SBBq - Diretoria
Diretoria
- Emanuel M. de Souza (UFPR) - Presidente
Indexação
- LatIndex (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal)
- ErihPlus - NSD (European Reference Index for the Humanities and Social Sciences)
- OAJI (Open Academic Journals Index)
- REBID (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico - antigo e-revist@s)
- DOAJ (Directory of Open Access Journals)
- CiteFactor (Academic Scientific Journals)
- IRESIE - UNAM (Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa)
- Sherpa/Romeu (Journal database - based at the University of Nottingham)
- DAIJ (Directory of Abstract Indexing for Journal)
- Journal TOCs (Collection of Scholarly Journal Tables of Contents - UK)
- SEER/ IBCT Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/ IBCT)
- Diadorim (Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras)
- Base - Bielefeld Academic Search Engine (Universität Bielefeld)
- Open Archives (OAI Register Data Providers)
- Portal do Conhecimento Nuclear (LivRe!)
- Sumários.org
- OasisBR (Portal Brasileiro de Publicações Científicas em acesso aberto
- Qualis Capes
- Periódicos Capes
- Google Scholar
Em avaliação: Scopus (acompanhe o processo aqui)
Divulgação da REB em Bibliotecas virtuais:
- EZB (Elektronischen Zeitschriftenbibliothek - Electronic Journals Library - Universität Regensburg)
- Universiteits Bibliotheek Gent
- Uniwersytet Wroclawski
- ILSE - IPN Library Search Ensine
- Leibniz Institute for Science and Mathematics Education - Kiel
- University of Maryland Francis King Carey School of Law -
- Biblioteca - Lis Cuba - BVS - Biblioteca Virtual de Saúde
- OCLC WorldCat (network of library content and services)
- uOttawa (Blibliothàque Library)
- State Library - New South Wales
- VUB (Vrije Universiteit Brussel)
Associada à ABEC (Associação Brasileira de Editores Científicos):
Código de ética
A Revista de Ensino de Bioquímica preocupa-se com os aspectos éticos envolvidos nas pesquisas e publicações acadêmicas.
Ressaltamos que trabalhos contendo plágio serão rejeitados. No caso de constatação de plágios em artigos publicados, os mesmos serão rejeitados e será publicada a retratação.
- COPE - Commitee on Publication Ethics
Indicamos como diretrizes básicas para autores, revisores e editores o texto elaborado pelo CNPq (Acessar o texto).
Outras leituras:
Responsible research publication: international standards for authors (A position statement developed at the 2nd World Conference on Research Integrity, Singapore, July 22-24, 2010)
- Diretrizes éticas para pesquisas - UNESCO
Com relação aos aspectos éticos na pesquisa, a mesma deverá seguir as indicações do CONEP - http://www.bioquimica.org.br/revista/publico/CNS_510_07042016.pdf. Caso a pesquisa não necessite de submissão ao CEP, indicar a previsão legal, de acordo com o link acima.
Conflito de interesses
Os conflitos de interesses existem nas mais diversas áreas, principalmente quando há recursos financeiros envolvidos ou competições entre grupos de pesquisa. Estes resultam em ações que podem interferir na pesquisa, nos processos de escrita, revisão e editoração das publicações científicas.
Eles podem ocorrer com relação aos revisores, editores e autores, seja direta ou indiretamente por meio de suas instituições, órgãos ou empresas de financiamento, que poderiam ser beneficiadas com seus resultados.
Há diversos tipos de conflito de interesse e os mesmos devem ser declarados por autores e revisores, como:
1. Recebimento de recursos financeiros do fabricante ou potenciais fabricantes do produto testado.
2. Envolvimento (direto ou indireto) na pesquisa por empresas com interesses econômicos.
3. Trabalha ou trabalhou (direta ou indiretamente) para empresa que poderia obter benefícios a partir dos resultados do trabalho.
4. Convicções (religiosas, políticas entre outras) que poderiam interferir na pesquisa, revisão ou decisão editorial.
5. Competitividade entre grupos de pesquisa.
Maiores informações em: http://www.plosbiology.org/static/competing.action
Autoria
Parâmetros para autoria dos artigos na REB
A Revista de Ensino de Bioquímica adota as recomendações do "International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE)", amplamente utilizada por revistas acadêmicas para obtenção de parâmetros para definição da autoria.
A partir dessa, espera-se que cada autor tenha contribuído de forma substancial para a concepção e construção do artigo; ou tenha executado ou que tenha trabalho na redação; ou trabalhado na revisão substancial.
Além disso, todos autores deverão aprovar a versão para submissão, estando de acordo em ser responsabilizado pelas informações contidas no artigo, incluindo a veracidade e adequação da investigação e integridade do trabalho.
Deve-se atentar para não incluir ou excluir autores de forma indevida, dando a credibilidade, de fato, para quem trabalhou no artigo.
Além disso, todos autores deverão ter seus metadados indicados na submissão, destacando (nome completo, email, instituição e ORCID).
McNutty et al (2018) indica alguns dos problemas de autoria:
- Autor fantasma: exclui-se autores para evitar conflitos de interesses, por exemplo.
- Autor honorífico/ convidado/ ganho: quando se inclui autores sem que o mesmo tenha trabalhado, seja por seu "nome" ou por algum motivo de amizade;
- Autor órfão: quando se excluem autores que trabalharam na redação de forma injusta;
- Autor forjado: quando se incluem autores que não trabalharam no artigo e sequer tem relação com os autores, como meio de dar mais credibilidade para o artigo.
- Vamos construir junto uma revista mais transparente, ética e de qualidade!
MCNUTT, M.K., et al. Transparency in authors’ contributions and responsibilities to promote integrity in scientific publication. PNAS [online]. 2018, ahead of print, ISSN: 0027-8424 [viewed 14 March 2018]. DOI: 10.1073/pnas.1715374115. Available from: http://www.pnas.org/cgi/doi/10.1073/pnas.1715374115
Plágio
A Revista de Ensino de Bioquímica utiliza o sistema digital de verificação de plágio NoPlagio, o qual permite o carregamento dos artigos e a verificação automatizada das similaridade com outos textos encontrados na internt. O relatório gerado permite a visualização do percentual de plágio, indicando paráfrases, citações impróprias e correspondências (textos idênticos), assim como os links dos texto que se encontraram os plágios.
Galeria dos editores
2001 - 2013
Bayardo Baptista Torres e Eduardo Galembeck (editores chefes)
2013 - 2016
Bayardo Baptista Torres e Eduardo Galembeck (editores chefes)
Gabriel Gerber Hornink e Vera Maria Treis Trindade (editores adjuntos)
2017 - 2019
Gabriel Gerber Hornink (editor chefe)
Eduardo Galembeck, Vera Maria Treis Trindade e André Amaral Gonçalves Bianco (editores adjuntos)
Bayardo Baptista Torres (editor sênior)
2019 - 2021
André Amaral Gonçalves Bianco (editor chefe)
Gabriel Gerber Hornink, Vera Maria Treis Trindade e Eduardo Galembeck (editores adjuntos)
Bayardo Baptista Torres (editor sênior)
2021 - atual
Profa. Vera Maria Treis Trindade (editora chefe)
Prof, Gabriel Gerber Hornink (editor adjunto)
Dr André Marques dos Santos (editor adjunto- a partir de junho de 2022)
Dr Juciano Gasparotto (editor adjunto - editor adjunto a partir de junho de 2022)
André Amaral Gonçalves Bianco (até jun/2022 - editor adjunto)
Prof. Bayardo Baptista Torres (editor sênior)
Fontes de Apoio
À SBBq Brasil por todo apoio político, pessoal e financeiro.
Histórico do periódico
A Revista de Ensino de Bioquímica (REB) sucede à "Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular", criada em 2001 com principal objetivo divulgar trabalhos de pesquisa em ensino de Bioquímica.
Em 2012, com objetivo de ampliar a abrangência da revista em países de língua portuguesa e espanhola, renovamos a estrutura da revista, seu título e o sistema editorial eletrônico e iniciando o processo de internacionalização.
A revista apresenta dois números anuais de artigos, com sistema de fluxo contínuo de publicação e um número especial para trabalhos na área de ensino publicado pelas sociedades de Bioquímica.
No processo de internacionalização da revista (2012), incorporamos como título secundário "Journal of Biochemistry Education", incluindo corpo editorial com pesquisadores de Portugal, Espanha, Chile, Uruguai e Brasil.
Em 2015 iniciamos a recepção de artigos em inglês, além do português e espanhol, sendo o sistema da revista nestas três línguas.
Atualmente a Revista encontra-se indexada no LatIndex, ERIPLUS, REDIBm OAIJ, IRESIE, Google Scholar além de registro no Diadorin e SEER e outros sistemas.