Monitoramento de atividade de α-amilase com multímetro digital comercial

George Augusto Veloso de Oliveira, José Maurício Shennedorf Ferreira da Silva

Resumo


O trabalho visa apresentar a possibilidade do uso de um multímetro digital simples para o monitoramento quantitativo da atividade enzimática da α-amilase, bem como sua aplicação em laboratório de aulas práticas no ensino superior ou na educação básica. Como ações decorrentes imediatas, apresenta 1) ineditismo e potencial para aplicação de método quantitativo para o ensino de cinética enzimática em aulas de Bioquímica, 2) aplicação em aulas práticas com mínimos recursos e reagentes encontrados em comércio local, e a 3) facilitação do aprendizado de conceitos e análise de dados em cinética enzimática. Adicionalmente, o sistema eletroquímico selecionado permite um acompanhamento simultâneo por meio do desaparecimento da cor da célula anódica e diminuição do sinal elétrico registrado pelo multímetro.

Palavras-chave


Cinética enzimática; atividade enzimática; célula eletroquímica

Texto completo:

PDF

Referências


Oenning Vanessa, De Oliveira JMP. Dinâmicas em sala de aula: envolvendo os alunos no processo de ensino, exemplo com os mecanismos de transporte da membrana plasmática. Rev. de Ens. de Bioquímica, 2011; 9(1):18-29.

Teixeira RLP, Shitsuka R, Silva PCD. Estudo de caso: Utilização de metodologias ativas em práticas de ciência da corrosão. Anais do XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE 2016). Brasília: ABENGE; 2016 v.1.

Hornink, GG. "ProtVirt: simulação da dosagem de proteínas por espectrometria auxiliando as aulas práticas de Bioquímica. Rev. de Ens. de Bioquímica, 2016; 14(1):130-141.

Astrof, NS, Horowitz G. Protein Colorimetry Experiments That Incorporate Intentional Discrepancies and Historical Narratives. J. Chem. Educ., 2018; 95(7),1198–1204

Gomes LMJ, Messeder JC. Revista Digital como Recurso Tecnológico para o Ensino de Bioquímica na Educação Básica. Revista Virtual de Química, 2015; 7(3): 950-961.

Alencar MAS, Benedetti AV, Fugivara CS, Messaddeq Y. Construção de célula eletroquímica para observação de amostras in situ em estereomicroscópio. Química Nova, 2010; 33(6):1394-1397.

Brun N, Flexer V. Functional Electrodes for Enzymatic and Microbial Electrochemical Systems. London: World Scientific Publishing Europe Limited; 2018.

Moreira LM. O uso do corpo como ferramenta pedagógica: um modelo alternativo que desconsidera a ausência de recursos específicos para o ensino de bioquímica e biologia molecular no ensino fundamental. Revista Brasileira de Ensino de bioquímica e biologia molecular, 5(1):1-14.

Bisswanger H. Enzyme kinetics: principles and methods. [S.l.]: John Wiley & Sons, 2008.

Marangoni AG. Enzyme kinetics: a modern approach. [S.l.]: John Wiley & Sons; 2003.




DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v17i0.855

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

SBBq  BDC   e-revistas   DOI     

Licença Creative Commons The content of this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license.