Isolamento e purificação de sideróforos bacterianos: uma abordagem educacional multidisciplinar

Washington Luiz Caneschi, Angélica Bianchini Sanchez, Josielda Gomes Pereira, Camila Carrião Machado Garcia, Leandro Márcio Moreira

Resumo


As bactérias promovem a captação ambiental de ferro pela produção e secreção de sideróforos, que quelam o ferro e são posteriormente internalizadas para fornecer esse essencial metal ao metabolismo celular. Neste estudo, descrevemos uma sequência didática que permitirá aos estudantes de graduação isolar, purificar parcialmente e classificar os sideróforos produzidos por bactérias de diferentes ambientes. Essa proposta foi avaliada com alunos do mestrado profissional em ensino de ciências abordando parâmetros metodológicos e aprendizagem conceitual associados à metodologia. Os resultados mostraram que essa sequência didática pode trabalhar temáticas bioquímicas em conjunto com uma abordagem multidisciplinar e de baixo custo, permitindo a discussão de questões-chave em diferentes áreas do conhecimento biológico que é frequentemente negligenciada em estudos universitários.


Palavras-chave


aquisição de ferro; cromatografia; aprendizagem integrada e contextualizada.

Texto completo:

PDF

Referências


Rinaldi A. Naturally better. Science and technology are looking to nature's successful designs for inspiration. EMBO Rep. 2007 Nov;8(11):995-999.

Diniz RES, Campos LML, Kühl LW. Os novos conhecimentos no campo da biologia e a sala de aula: proposta de formação continuada de professores. In: Pinho SZ, Saglietti JRC, organizadores. Unesp – escola: Núcleos de Ensino. Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação: Editora da UNESP; 2006. p. 264-278.

Neto M, Fracalanza JH. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciênc educ. (Bauru). 2003;9(2):147-157. ISSN 1516-7313.

Moresco TR, Carvalho MS, Klein V, Lima AS, Barbosa NV, Rocha JB. Ensino de microbiologia experimental para Educação Básica no contexto da formação continuada. Rev Electr Enseñ Cienc. 2007;16(3):435-57.

Louden BC, Haarmann D, Lynne AM. Use of blue agar CAS assay for siderophore detection. J Microbiol Biol Educ. 2011;12(1):51-3.

Rønn R, McCaig AE, Griffiths BS, Prosser JI. Impact of protozoan grazing on bacterial community structure in soil microcosms. Appl Environ Microbiol. 2002;68(12):6094-6105.

Miethke M, Marahiel MA. Siderophore-based iron acquisition and pathogen control. Microb Mol Biol Rev. 2007;71(3):413–451.

Denardi DAC. Didactic sequence: a dialetic mechanism for language teaching and learning. Rev. bras linguist apl. 2017;17(1): 163-184.

(9] Ankur J, Saket K, Satish C, Pal DK. Likert scale: explored and explained. Brit J Appl Sci Tech. 2015;7(4):396-403.

Nowak-Thompson B, Gould SJ. A simple assay for fluorescent siderophores produced by Pseudomonas species and an efficient isolation of pseudobactin. Biometals. 1994;7(1):20-4.

Stewart, EJ. Growing unculturable bacteria. J Bac. 2012;194(16):4151-4160.

Eric P, Skaar EP. The battle for iron between bacterial pathogens and their vertebrate hosts. PLoS Pathog. 2010;6(8):e1000949.

Wood EJ. Biochemistry is a Difficult Subject for Both Student and Teacher. Bioch educ. 1990;18(4):170-171.




DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v17i0.854

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

SBBq  BDC   e-revistas   DOI     

Licença Creative Commons The content of this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license.