“Hataraku Saibou” para o Ensino de Bioquímica não Presencial

Bárbara Castro-Pimentel Figueiredo, Tatiana Sampaio da Silva

Resumo


A animação japonesa “Hataraku Saibou” utiliza estratégias lúdicas, como a personificação de células, para explicar alguns dos processos fisiológicos do corpo humano. Em um dos seus episódios, a série desdobra o mecanismo de transporte de gases pelos eritrócitos, fazendo com que essa animação seja um importante instrumento pedagógico no estudo sobre a hemoglobina e as reações bioquímicas da hematose. Nos cursos de bioquímica, a aula sobre “hemoglobina e o transporte de oxigênio” promove a discussão de conceitos de estrutura proteica aplicados a uma proteína específica e ressalva a importância da estrutura para a função de uma proteína, associando a função da hemoglobina com os conceitos fisiológicos do transporte e da troca gasosa. O presente trabalho relata o uso da animação “Hataraku Saibou” como um recurso pedagógico em uma aula teórica para o ensino de bioquímica na modalidade remota.


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DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v20i2.938

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