Fotossíntese: superando barreiras no aprendizado através do uso de modelos didáticos interativos

Fernanda Vidal de Campos, Nilhian Gonçalves de Almeida

Resumo


A fotossíntese é um processo essencial para a manutenção da vida, pois permite aos seres clorofilados a produção de matéria orgânica e o fornecimento de oxigênio para à atmosfera. Apesar da sua relevância, muitos estudantes apresentam dificuldades para compreender os processos bioquímicos da fotossíntese. Assim, cria-se uma barreira no processo de ensino e aprendizagem que necessita ser superada através de metodologias eficientes. Os modelos didáticos revelam-se eficazes na construção de conhecimentos complexos ao permitirem a representação da realidade de forma simplificada. Neste sentido, esse trabalho teve por objetivo desenvolver modelos didáticos dinâmicos sobre o processo fotossintético e aplicá-los para estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino do município de Juiz de Fora-MG. Os resultados foram positivos, pois demonstraram maior compreensão e interesse dos estudantes em relação à fotossíntese, além da desconstrução de conceitos errôneos referentes a esse conteúdo.


Palavras-chave


Fotossíntese; Modelos Didáticos; Aprendizagem

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DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v19i1.931

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