Aprendendo síntese proteica de forma interativa e lúdica: o desafio da síntese proteica

Patrícia Matos de Almeida, Diego Soares Carvalho, Cláudio Alves Pereira

Resumo


O objetivo desse trabalho é fornecer uma ferramenta pedagógica de fácil acesso e baixo custo aos professores de Biologia. Para isso, os pesquisadores propõem uma estratégia educativa lúdica, desenvolvida para o conteúdo de síntese proteica planejada para o Ensino Médio. Entendendo a complexidade do conteúdo de Síntese de Proteínas e das dificuldades impostas ao se trabalhar esse conteúdo, a ferramenta pedagógica proposta vem ao encontro de torná-lo mais compreensível aos alunos, contribuindo no processo de transposição do campo da abstração e trazendo o estudo para a prática na sala de aula. A proposta inclui processos em que os alunos participam da confecção do jogo e, posteriormente, iniciam a dinâmica do jogo. Acreditamos que a utilização desse jogo tem o potencial de aplicabilidade como ferramenta pedagógica, servindo como uma alternativa ao modelo tradicional de aula e aponta para um ensino ativo e colaborativo, favorecendo uma aprendizagem significativa.

Palavras-chave


Síntese Proteica; Jogo; Material Didático

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DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v20i2.918

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