Panorama dos trabalhos de educação apresentados nas reuniões anuais da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular entre 1993 e 2019

André Victor Pereira, Núbia Neves Gonçalves, Gabriel Gerber Hornink

Resumo


A inclusão da área de educação nas reuniões anuais Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), em 1993, criou importantes espaços para discussões e melhorias na área. Objetivou-se descrever o histórico dos trabalhos apresentados nesta área entre 1993 e 2019. Na análise exploratória, avaliaram-se 435 resumos, identificando-se diversos elementos, como conteúdos, regiões e métodos usados. Além disso, fez-se análise de conteúdo dos trabalhos das duas áreas mais abordadas. A maior parte dos trabalhos foi da região sudeste do Brasil (64,72 %) e, do total, 32,6 % abordaram aspectos qualitativos, 14,3 % quantitativo e 27,2% quali-quantitativo. Temáticas mais abordadas: ensino de Bioquímica (119 trabalhos) e metabolismo (104 trabalhos), a maioria no contexto de ensino de graduação. Destacou-se nessas duas áreas o uso de software como a estratégia didática mais utilizada. Os recursos didáticos mais utilizados na temática de Ensino de Bioquímica foram textos (31,9 %) e, na temática de Metabolismo, os jogos (24 %). Possibilitou-se a criação de um panorama histórico geral dos trabalhos, permitindo compreender suas origens e procedimentos, a partir do qual poder-se-ão aprofundar novos aspectos de análise.


Palavras-chave


Pesquisa exploratória; Comunidade acadêmica; Bioquímica

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DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v18i1.901

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