O ensino de Biologia Celular e Molecular na formação inicial docente a partir do método Team-based-learning

Karoline Schallenberger, Natalia Aparecida Soares

Resumo


As disciplinas de biologia celular e molecular são consideradas temáticas de alto teor abstrato e complexo para
abordar no ensino médio, trazendo muitos desafios e insegurança para o futuro docente e dificultando o
entendimento do conteúdo por parte dos alunos. Neste estudo investigou-se o ensino de Biologia Celular e
Molecular na formação inicial docente, em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas, diagnosticando
saberes dos acadêmicos e as potenciais práticas pedagógicas com expressivo potencial para a abordagem do
tema. O grupo amostral foi constituído por Licenciandos do curso de Ciências Biológicas de uma Universidade da
região metropolitana de Porto Alegre/RS. Visando identificar as limitações ou fragilidades relativas a estas
temáticas realizou-se uma coleta de dados inicial através de um questionário. Após, foi ministrada uma aula
abordando os conceitos de menor domínio dos estudantes e em seguida separou-se a turma em grupos para
aplicação da estratégia de team-based learning (TBL). A TBL demonstrou um resultado positivo quanto a interação
dos acadêmicos durante a atividade, entretanto, revelou a fragilidade das disciplinas do núcleo de formação básica
do licenciado em Ciências Biológicas. Compreendemos que a estrutura curricular da formação de docentes em
Ciências Biológicas traz uma vasta listagem de conceitos e saberes docentes, entretanto, são necessários mais
momentos de reflexão sobre a transposição didática dos conceitos que estão sendo assimilados.


Palavras-chave


Aprendizagem baseada em equipes; Ensino de Ciências; Licenciatura

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DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v18i1.900

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