Editorial 2019 – Especial

Gabriel Gerber Hornink, Bayardo Baptista Torres, Vera Maria Treis Trindade, André Amaral Gonçalves Bianco, Eduardo Galembeck

Resumo


    O número especial de 2019 da REB tem como objetivo valorizar e divulgar os trabalhos apresentados na área de Educação da 48ª Reunião da Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular em Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), no Hotel Majestic, Águas de Lindóia – SP, no período de 14 a 17 de junho de 2019. Além disso, publicar os artigos dos trabalhos avaliados e classificados para a 2ª edição do Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular Bayardo Baptista Torres (PNE).
    A segunda edição do Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular Bayardo Baptista Torres, teve 14 inscrições na categoria “práticas de ensino”, na qual se incluem atividades didáticas inovadoras (desenvolvidas e aplicadas até a data de inscrição do prêmio), incluindo, por exemplo, aulas práticas, construção de modelos, métodos diferenciados (PBL, dramatização, criação de vídeos, construção de jogos), entre outras possibilidades.
    Trabalhamos com uma equipe de 6 professores doutores, de universidades estaduais e federais distintas, para realizar a avaliação dos trabalhos submetidos, sendo que tivemos nove trabalhos classificados e, destes, 7 revisaram seu conteúdo para gerar a publicação do artigo neste número especial.
    O trabalho vencedor do 2º PNE foi "Interação Ligante-Proteína Monitorada por Espectrofotometria", de autoria de Rafael Júnior de Andrade e prof. Dr. José Maurício Schneedorf Ferreira da Silva. O certificado foi entregue na cerimônia de encerramento da 48ª Reunião Anual da SBBq. Durante o evento, um dos autores do trabalho, Rafael, apresentou o mesmo no estande da revista, tendo momentos de grande interação com discentes e docentes participantes da reunião.
    Entre os simpósios da reunião ocorreu o intitulado Promoting the divulgation of teaching and research in Biochemistry and Molecular Biologyl (SP.19), organizado pela professora Dra. Vera Maria Treis Trindade (UFRGS), editora adjunta da REB. O simpósio contou com as apresentações dos seguintes professores, cujos resumos, também, se encontram neste número especial:
    • prof. Dr. Eduardo Galembeck – Unicamp (Divulgation of digital didactic material: experiences and impact of different platforms);
    • prof. Dr. José Claudio Moreira – UFRGS (The electronic magazine “A Bioquímica como ela é” as learning tool in science communication to the general public);
    • prof. Dr. Gabriel Gerber Hornink – UNIFAL-MG (Journal of Biochemistry Education: disseminating and encouraging the production in Biochemistry and Molecular Biology Education).

 

Destacamos que a equipe da Revista de Ensino de Bioquímica esteve presente no evento com um espaço/estande para divulgação da Revista e do Prêmio de Ensino, no qual tivemos oportunidade de compartilhar com os participantes da reunião diversas práticas, como o trabalho premiado no 2º PNE e um dos materiais desenvolvidos pelo Laboratório de Tecnologia Educacional (Colorímetro portátil). Verificamos que a comunidade foi receptiva e valorizou estas atividades no estande.

    Por fim, como já está se tornando uma tradição, o estande serviu de ponto de encontro para troca de experiências de ensino-aprendizagem em Bioquímica e Biologia Molecular.


Atenciosamente,

Prof. Dr. Bayardo B. Torres
USP
Editor-sênior

Prof. Gabriel G. Hornink
Unifal-MG
Editor-chefe

Profa. Dra. Vera T. Trindade
UFRGS
Co-editora

Prof. Dr. André A.G. Bianco
Unifesp
Co-editor

Prof. Dr. Eduardo Galembeck
Unicamp
Co-editor


Palavras-chave


editorial; especial

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v17i0.883

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

SBBq  BDC   e-revistas   DOI     

Licença Creative Commons The content of this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license.