Editorial 2019 – 1

Gabriel Gerber Hornink, André Amaral Gonçalves Bianco, Vera Maria Treis Trindade, Eduardo Galembeck, Bayardo Baptista Torres

Resumo


Iniciamos 2019 com seis artigos, contemplando todas as seções da revista: “Pesquisa em Ensino”, “Inovações Educacionais”, “REB na Escola” e "Imagem pública e divulgação científica,
Apresentamos três pesquisas na seção “Pesquisa em Ensino”, a primeira abordando a concepção pelos alunos da relação DNA-RNA-Proteína a partir de questionários e mapas conceituais, destacando a relevância do uso de mapas conceituais no processo de ensino-aprendizagem desses conceitos e no estabelecimento das múltiplas relações.
O segundo artigo apresenta o estudo sobre o impacto da participação em uma liga acadêmica sobre fisiologia médica na formação inicial dos estudantes, ressaltando esta área como importante correlata à Bioquímica e destacando a importância das discussões dos casos clínicos para formação discente.
O terceiro artigo da seção apresenta um estudo sobre os conhecimentos, por estudantes de uma universidade federal, sobre o valor calórico do álcool e seus impactos na nutrição, indicando uma forte necessidade de se trabalhar as características do etanol, do ponto de vista nutricional, nos cursos, principalmente focando a questão do sobrepeso e obesidade.
Na seção “Inovações Educacionais” apresentamos um material, jogo arcade educacional digital para computadores, no qual se trabalham conceitos relacionadas à síntese de ATP, desde a via glicolítica, até a cadeia de transporte de elétrons, sendo que o mesmo passou por um teste piloto com alunos da disciplina de Bioquímica, mostrando haver potencial de melhoria da aprendizagem dos conceitos. Na sequência, apresentamos um trabalho que abordou o uso de ferramentas de bioinformática no ensino-aprendizagem dos conteúdos de bioquímica.
Finalizamos o primeiro número de 2019 com um artigo de uma ação de divulgação científica abordando a população da neurociência com alunos do ensino médio. Essa é uma área interessante que acaba por fazer interface com conceitos de diversas áreas, como Bioquímica e Biologia Molecular.
Neste ano, tivemos o 2º Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular que recebeu 13 submissões. O trabalho vencedor abordou uma prática inovadora envolvendo a interação ligante-proteína, com monitoramento por espectrofotometria. O prêmio foi entregue durante a cerimônia de encerramento da 48ª Reunião Anual da SBBq.
Com o fechamento do número 1 de 2019, o editor-chefe encerra suas atividades na chefia da revista, sendo que, nesta função, atuará o prof. Dr. André A.G. Bianco da Unifesp.


Palavras-chave


editorial, SBBq, REB, ensino de Bioquímica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v17i1.880

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

SBBq  BDC   e-revistas   DOI     

Licença Creative Commons The content of this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license.