Fotossíntese: etapa dependente da luz desenvolvida a partir de metodologias ativas de aprendizagem para alunos de um curso de licenciatura em ciências biológicas

Angelo Luiz Cortelazzo, Luciana Bolsoni Lourenço

Resumo


Neste trabalho, a etapa fotoquímica da fotossíntese foi utilizada como tema para a demonstração do uso de metodologias ativas de aprendizagem (MAA), para alunos de Metodologia de Ensino de curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. No início da disciplina houve uma aula abordando o tema das MAA e sua importância para o processo de ensino-aprendizagem e, um mês depois, a partir do uso da sala de aula invertida, foram disponibilizados textos e vídeos sobre o assunto escolhido e, na semana seguinte, a discussão do assunto entre estudantes e professores, seguida de dramatização do fenômeno. Os resultados foram avaliados por questionário de preenchimento espontâneo pelos alunos e revelaram a importância das MAA no desenvolvimento de temas complexos e o fato de que o seu uso requer um grande envolvimento e trabalho do professor, não só para motivar a realização das atividades anteriores à aula, mas também na condução das discussões em classe, na orientação geral e conclusão do trabalho.


Palavras-chave


Metodologias ativas de aprendizagem; sala de aula invertida; dramatização; fotossíntese

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DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v17i2.844

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