Editorial 2018 - Especial

Gabriel Gerber Hornink, Bayardo Bapstista Torres, Eduardo Galembeck, Vera Maria Treis Trindade, André Amaral Gonçalves Bianco

Resumo


O número especial da REB é uma iniciativa da revista e da SBBq para valorizar e divulgar os trabalhos na área de ensino, apresentados nas reuniões anuais da Sociedade. Este número especial apresenta os sete resumos inscritos na área de Educação (F), da 47ª Reunião da Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, realizada no Centro de Eventos de Joinville, SC, no período de 26 a 29 de junho de 2018.
As sessões de cartazes ocorreram nos dias 27 de maio (resumos F com números ímpares) e 28 de maio (resumos F com números pares). Nestas oportunidades, os autores e visitantes discutiram temas como:

F-01: Avaliações bioquímicas e fisiológicas em corredores de rua como estratégia educacional para minimizar a incidência de lesões e promover a saúde num nível inicial.
F-02: Jogo de tabuleiro como recurso educacional para a compreensão dos processos bioquímicos envolvidos na Síndrome Metabólica, Diabetes Mellitus, dislipidemia e obesidade.
F-03: Método colaborativo de ensino de Bioquímica, usando a literatura na forma de poesia, como ferramenta lúdica e eficiente de aprendizado.
F-04: Percepção de um grupo de alunos do ensino médio a respeito dos temas de Biologia Celular.
F-05: Auxílio de um monitor num programa de reforço extraclasse de bioquímica para alunos com dificuldade de aprendizado.
F-06: Contribuição do uso do PBD (Programa de dados sobre proteínas) para o ensino de doenças metabólicas num curso de nutrição.
F-07: Proposta de um método poligonal, no qual se representam grupamentos químicos com formas geométricas, para o ensino mais dinâmico do metabolismo.

Os trabalhos foram avaliados por um grupo sócios da SBBq que elegeram como  melhor cartaz o F-3 - Biochemistry in poetry: A teaching experience using collaborative learning methodology to learning Biochemistry at the Medical School - Silvia Regina Tozato Prado, Pontifical Catholic University of Paraná, Medicine School (Paraná, Brasil).
No evento, também, ocorreu o simpósio “Bachelor of Biochemistry in Brazil” organizado por Bayardo Baptista Torres (IQ-USP), com os seguintes participantes:


    • Valeria Monteze Guimaraes - Universidade Federal de Viçosa (MG, Brasil): Current panorama and challenges of the biochemical professional.
    • Rafael Cesar Russo Chagas  Universidade Federal de São João del-Rei (MG, Brasil): Current overview and challenges of the biochemistry course at UFSJ.
    • Jurandir Fernando Comar - Departamento de Bioquímica, Universidade de  Maringá (PR, Brasil): The bachelor degree in biochemistry at the university of maringá: challenges and prospects.


    • John Donelson - Professor Emeritus of Biochemistry, University of Iowa (Iowa City, Iowa, USA) and Visiting Professor at, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal, RN, Brazil): 40 years of teaching biochemistry in the United States.
Devido à gentil disponibilização de um espaço na área dos expositores, por parte da SBBq, a Revista de Ensino de Bioquímica realizou divulgações detalhadas dos seus diferentes modelos submissões, utilizando banners específicos.
Simultaneamente, foi aberto o Edital para o 2º Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular Bayardo Baptista Torres cujo objetivo é incentivar pesquisadores e professores a sistematizarem e compartilharem suas experiências envolvendo o ensino-aprendizagem do conteúdo abordado pelas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular, seja no ensino básico ou superior.

Como já está se tornando uma tradição, o estande serviu de ponto de encontro para troca de experiências de ensino-aprendizagem em Bioquímica e Biologia Molecular.

Atenciosamente

Gabriel G. Hornink
Unifal-MG
Editor-chefe


Bayardo B. Torres
USP
Editor-sênior

Vera Maria T. Trindade
UFRGS
Co-editora


Eduardo Galembeck
Unicamp
Co-editor


André Amaral Branco
Unifesp
Co-editor


Palavras-chave


editorial; SBBq; número especial; reunião anual

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v16i0.839

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

SBBq  BDC   e-revistas   DOI     

Licença Creative Commons The content of this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license.