Editorial V.15 N.2

Equipe Editorial REB

Resumo


A entrega do 1o Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular Bayardo Baptista Torres foi realizada na seção de encerramento da 46a Reunião anual da SBBq (27-30 de julho), na cidade de Águas de Lindóia/SP. Nessa oportunidade, aproveitamos para incrementar a divulgação da Revista de Ensino de Bioquímica (REB) em seu estande no evento usando painéis e folders explicativos.
No decorrer do segundo semestre tivemos algumas mudanças no corpo editorial da revista. O Prof. Dr. André Amaral Gonçalves Bianco (Unifesp) tornou-se Co-editor da REB, o Prof. Dr. Bayardo Baptista Torres passou a ocupar a posição de Editor-Sênior e o prof. Gabriel Gerber Hornink assumiu as atividade de Editor-Chefe.
A equipe de editores manteve seu trabalho de divulgação e ampliação da revista, buscando intensificar sua internacionalização e o que já é observado, no número atual, pois contamos com três artigos publicados em língua inglesa, sendo que um deles é de autoria de pesquisadores da Índia.
Em 2017, contabilizamos 44.935 acessos realizados ao site de nossa revista, por 33.154 usuários, de 120 países, totalizando cerca 111.270 visualizações de páginas.
Na seção “Pesquisa em Ensino”  há duas pesquisas focadas no ensino de Bioquímica envolvendo aspectos metabólicos: o primeiro aborda um estudo comparativo entre instrumentos didáticos para o ensino do ciclo da ureia e o segundo apresenta estudos dirigidos diferenciados objetivando a aprendizagem significativa dos alunos.
A seção “Inovações Educacionais” apresenta duas práticas interessantes: uma experiência da iniciação científica em neurofisiologia por jovens do ensino médio e a contextualização de conceitos da estrutura de proteínas por meio de modelos do hormônio insulina.
Na seção “REB na Escola” tivemos duas experiências no ensino médio; uma abordando o uso de modelos de moléculas para o ensino-aprendizagem de síntese de proteínas e outra envolvendo o ensino-aprendizagem de conteúdos de Biologia Celular por meio de práticas pedagógicas alternativas.
Esperamos que os trabalhos publicados na REB possam contribuir para as pesquisas na área da Bioquímica, Biologia Molecular e áreas correlatas, como Fisiologia, Genética, Biologia celular, e convidamos professores e estudantes a enviarem e compartilharem suas descobertas e inovações.

Atenciosamente

Bayardo B. Torres - USP
Editor-sênior

Gabriel G. Hornink - Unifal-MG
Editor-chefe

Vera Maria T. Trindade - UFRGS
Co-editor

Eduardo Galembeck - Unicamp
Co-editor

André Amaral Branco - Unifesp
Co-editor


Palavras-chave


Editorial, SBBq

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v15i2.781

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

SBBq  BDC   e-revistas   DOI     

Licença Creative Commons The content of this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license.