Construção e aplicação de um modelo tridimensional como recurso didático para o ensino de síntese proteica

Alberto Alexandre Lazzaroni, Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira

Resumo


Muitos temas de Biologia são complexos e abstratos. Assim, o uso de modelos capazes de simplificar sem, no entanto, banalizar o conhecimento são importantes ferramentas para a transposição do saber acadêmico no âmbito escolar. Entendendo a necessidade de sua construção e, ao mesmo tempo, diante da carência de um modelo concreto que exemplifique a síntese proteica, o objetivo deste trabalho foi a elaboração do referido modelo. Para tanto, foi aplicado o método ativo de ensino através da proposição de um desafio: a concepção de um modelo feito pelos alunos de Ensino Médio. Uma vez construído o protótipo, a estratégia foi aplicada a licenciandos de Biologia, que o avaliaram e criticaram. Nossos resultados mostram que a tática utilizada foi eficaz. Verificou-se, desse modo, que o modelo deva ser reproduzido e que sua aplicação facilitou o aprendizado tanto dos secundaristas como dos graduandos. Concluímos que a disponibilidade do modelo deve contribuir para o aprendizado de bioquímica / biologia molecular na educação formal.

Palavras-chave


síntese proteica; modelos didático-pedagógicos; Biologia Molecular

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v15i2.742

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