Editorial 2016 - V. 14 - N. 3

Gabriel Gerber Hornink, Vera Maria Treis Trindade, Eduardo Galembeck, Bayardo Baptista Torres

Resumo


O ano de 2016 foi importante para o processo de internacionalização da Revista de Ensino de Bioquímica. No primeiro semestre, tivemos um artigo com autores da Argentina e neste número temos a publicação de artigos em português e inglês, sendo um trabalho com equipe da Austrália e outro do Egito.
    Durante o mês de dezembro trabalhamos em diversas melhorias técnicas da revista, atualizando o sistema Open Journal System (OJS) da versão 2.4.5 para 2.4.8-1, o que possibilitou melhorias na segurança do sistema, implementação do sistema LOCKSS, o que garantirá maior permanência na internet dos arquivos da revista.
Além disso, a nova versão do OJS possibilita melhor integração com o sistema da Crossref, o que possibilitará a implantação do sistema iThenticate, o qual possibilita o serviço de verificação de plágio. Com o sistema iThenticate, a REB amplia suas ações no caminho de dar maior seriedade e confiança nas pesquisas publicadas na revista, contribuindo com a comunidade científica, de modo geral, no combate ao plágio acadêmico.
Durante este semestre, parte da equipe da revista trabalhou em uma proposta integrada para a 43a reunião anual da SBBq, visando ampliar as ações envolvendo o ensino de Bioquímica e Biologia Molecular. Para 2017 planejamos conferência e simpósio na área de Educação, dois minicursos, além do estande da revista que, além de divulgar os trabalhos da revista, também será espaço para mostra de materiais e práticas educacionais que foram avaliadas na primeira edição do Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular Bayardo Baptista Torres.
Destacamos que as melhorias nos serviços da revista, assim como a primeira edição do Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular Bayardo Baptista Torres foram possíveis a partir dos recursos advindos da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, a qual também é responsável pela publicação da revista.
O terceiro número de 2016 tem artigos nas seções Pesquisa em Ensino, Inovações Educacionais e REB na Escola.
A seção “Pesquisa em ensino” se inicia com um artigo que busca realizar uma revisão sistemática dos trabalhos publicados entre 2014 e 2015, focando na identificação das estratégias didáticas utilizadas para o ensino de Bioquímica.
Publicaram-se dois artigos n seção “Inovações Educacionais”, ambos internacionais, o primeiro abordado uma metodologia de ensino (Unidade Metabólica Baseada em Casos – CBMU) utilizada em um curso de medicina no Egito.
O segundo artigo desta seção abordou uma aula prática sobre a purificação de proteínas por meio de cromatografia de afinidade com íon metal imobilizado, assim como sua aplicação com estudantes de graduação em Ciências Biomédicas, disciplina de Bioquímica, em uma universidade da Austrália.
A seção “REB na Escola” teve dois artigos nacionais, sendo que o primeiro deles trabalhou oficinas de biotecnologia com estudantes do ensino médio, trabalhando as temáticas de antioxidantes e seu efeito no rejuvenescimento.
O último artigo da revista apresentou um jogo com conteúdos de Genética como proposta alternativa para o ensino de replicação de DNA no ensino médio.
Destacamos que o enfoque da REB extrapola os artigos de pesquisas acadêmicas sobre ensino de Bioquímica, Biologia Molecular e áreas correlatas, perpassando por boas práticas no ensino superior e básico, além da divulgação científica, sempre buscando propiciar aos leitores materiais que possibilitem a melhoria e a potencialização dos processos de ensino-aprendizagem.


    Atenciosamente

Gabriel G. Hornink
Unifal-MG


Vera Maria T. Trindade
UFRGS


Eduardo Galembeck
Unicamp


Bayardo B. Torres
USP


Palavras-chave


editorial

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v14i3.740

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

SBBq  BDC   e-revistas   DOI     

Licença Creative Commons The content of this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license.