Transformação de energia nos seres vivos

Andrea Thompson Da Poian, Luisa Andrea Ketzer, Carolina Braga

Resumo


Encontrar mecanismos para transferir o treinamento científico acumulado no Brasil para a educação oferecida nas escolas é um dos desafios enfrentados pelos cientistas brasileiros. Neste contexto, desenvolvemos um curso com o objetivo de proporcionar aos professores da Educação Básica ferramentas para o uso da metodologia científica em sua prática profissional. Este curso, denominado "Transformações de energia nos organismos vivos", trata dos três principais tópicos de Bioquímica que fazem parte do currículo do Ensino Médio (fermentação, fotossíntese e respiração celular) e compreende 5 encontros de dia inteiro. As principais descobertas que estabeleceram as bases conceituais em cada tópico são apresentadas no início dos três primeiros dias. Em seguida, os participantes são desafiados a formular questões sobre o tema e a desenhar e executar experimentos que as respondam. Uma aula contendo os conceitos fundamentais sobre os temas é dada após a discussão dos resultados obtidos nos experimentos. O quarto dia é dedicado à elaboração de uma proposta de aula investigativa no tema do curso. Finalmente, os participantes apresentam suas propostas e a forma como pretendem aplicá-las em sala de aula. Os depoimentos dos participantes mostram que eles se sentem confiantes de que adquiriram os conceitos necessários para desenvolver atividades em suas escolas.

Palavras-chave


Educação em ciências; metabolismo energético; professores de escolas

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v15i0.713

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

SBBq  BDC   e-revistas   DOI     

Licença Creative Commons The content of this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license.