Uma Corrida Metabólica

Amanda Mendonça da Silva Costa, Juliana Apolinário, Felix Barros, André Santos, Cátia Sodré

Resumo


Dentre os estudantes de medicina e de outros cursos da área biomédica, é comum surgirem questionamentos sobre a aplicabilidade de determinados conceitos bioquímicos. Uma vez que tais conteúdos estarão presentes ao longo de toda a vida profissional, enfatizar a relevância do ciclo básico, etapa da formação médica na qual está inserido o ensino da bioquímica, é imprescindível. Com o objetivo de aproximar a teoria da futura prática clínica, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro baseado na abordagem bioquímica de casos clínicos sobre Síndrome Metabólica (SM). O jogo reproduz o ambiente e a rotina vivenciada pelos estudantes da Universidade Federal Fluminense, no qual os jogadores dividem-se em pacientes e médicos e movimentam-se em um mapa simplificado da cidade de Niterói. São utilizadas fichas de perguntas e desafios para testar os conhecimentos bioquímicos dos alunos e um sistema de pontuação baseado em três dos cinco critérios de diagnóstico da SM, fornecendo diagnóstico proporcional ao desempenho de cada jogador.

Palavras-chave


jogo; metabolismo; ensino

Texto completo:

PDF

Referências


Stefanelli MC, Cadete MMM, Aranha MI. Proposta de ação educativa na prevenção da AIDS: jogo educativo. Texto Contexto Enferm, setembro-dezembro. 1998; 7(3):158-73.

Shall VT, Monteiro S, Rebello S, Torres M. Evaluation of the ZIG-ZAIDS game: an entertaining educational tool for HIV/Aids prevention. Cad Saúde Pública. 1999; 15 (Supl 2):107-19.

Fonseca LMM, Scochi CGS, Mello DF. Educação em saúde de puérperas em alojamento conjunto neonatal: aquisição de conhecimento mediado pelo uso de jogo educativo. Rev. Latino Am. Enfermagem março-abril.2002;10(2):166-71.

Torres HC, Hortale VA, Schall VA. A experiência de jogos em grupos operativos na educação em saúde para diabéticos. Cad Saúde Pública, julho-agosto. 2003; 19(4):1039-47.

Monteiro SS, Vargas EP, Rebello SM. Educação, prevenção e drogas: resultados e desdobramentos da avaliação de um jogo educativo. Edu Soc agosto. 2003; 24(83):659-78.

Yonekura T, Soares CB. O jogo educativo como estratégia de sensibilização para coleta de dados com adolescentes. Rev. Latino-Am. Enfermagem.2010;18(5).

Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. 2016. Available from:https://www.endocrino.org.br/sindrome-metabolica/




DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v15i0.711

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

SBBq  BDC   e-revistas   DOI     

Licença Creative Commons The content of this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license.