Bioquímica Médica - Casos Clínicos

Gustavo Henrique Cavalcante, Carla Rhuama de Freitas Araújo, Felipe Sales de Lima, Marcel Setúbal Costa, Hannaly Wana Bezerra Pereira, Iara Dantas de Souza, Jéssyca Tamires da Fonseca, Sara Ester de Lima Costa, Daniel Carlos Ferreira Lanza

Resumo


A apresentação de situações que exemplificam a aplicação prática dos conceitos de bioquímica é um dos principais desafios no desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino em bioquímica. Até agora, existe uma pequena quantidade de materiais, especialmente na língua portuguesa, que apresentam situações práticas as quais exemplificam a aplicação de vários conceitos bioquímicos na área de saúde humana. O aplicativo/ebook Bioquímica Médica-Casos Clínicos pretende fornecer a visão integrada do conhecimento básico em bioquímica e sua aplicação prática em situações do dia a dia de profissionais da saúde humana. Os conceitos de bioquímica são apresentados como casos clínicos, tornando possível o exercício da atitude analítica e a tomada de decisão para a resolução de problemas baseados em situações reais. O aplicativo está disponível gratuitamente na internet, facilitando tanto o acesso quanto o uso do material como fonte suplementar.

Palavras-chave


Biomedicina; saúde humana; aplicativo

Texto completo:

PDF

Referências


Yokaichiya DK, Galembeck E, & Torres BB. Expectativas e Fatores de Interesse por Ensino a Distância na área de Bioquímica: relatos de uma pesquisa pré e pós aplicação de uma disciplina de Bioquímica a Distância. Revista de Ensino de Bioquímica, 2002. 1(2), 12-19.

Beckhauser PF, de Almeida EM, & Zeni ALB. O universo discente e o ensino de bioquímica. Revista de Ensino de Bioquímica, 2006. 4(2), 16-22.

Haydt RCC. Curso de didática geral. São Paulo: ática, 2011.

Andrade PF. Aprender por projetos, formar educadores. In: Valente JA. Formação de educadores para o uso da informática na escola. Campinas: Núcleo de Informática Aplicada à Educação, 2003.

Amaral CLC, Figueira RCL, & de Barros MP. A utilização de ambientes virtuais no ensino de bioquímica. Um estudo de caso na UNICSUL. Revista de Ensino de Bioquímica, 2006. 4(1), 1-7.




DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v15i0.708

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

SBBq  BDC   e-revistas   DOI     

Licença Creative Commons The content of this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license.