Quem é o Carboidrato?

Paulo Enrique Cuevas Mestanza, Veridiana de Melo Rodrigues Ávila

Resumo


A Bioquímica é uma ciência complexa que estuda as biomoléculas e suas interações nas vias metabólicas nos seres vivos. Devido a um extenso conteúdo em contraposição ao curto período para ministrá-la, somente aulas expositivas tornam-se insuficientes para despertar o interesse nos estudantes e resolver dúvidas. Nessa perspectiva, é muito importante desenvolver novas ferramentas educacionais para melhorar a compreensão destes conteúdos. “Quem é o carboidrato?” É um jogo didático criado para revisar a relação estrutura e função de carboidratos. Baseado no clássico “Cara a cara” O objetivo do jogador ou grupo é descobrir primeiro o nome do carboidrato do adversário.


Palavras-chave


jogo educacional; bioquímica, carboidratos

Texto completo:

PDF

Referências


Schoenmaker F. Análise das dificuldades na disciplina de Bioquímica diagnosticadas por um plantão de dúvidas online. São Paulo: Dissertação [Mestrado]. Universidade de São Paulo; 2009.

Yokaichiya DK, Galembeck E, Torres BB. O que alunos de outros cursos procuram em disciplinas extracurriculares de bioquímica? Revista Brasileira de Bioquímica e Biologia molecular. 2004;1:e1-8.

Scatigno AC, Torres BB. Diagnóstico e intervenções no Ensino de Bioquímica. Revista de Ensino em Bioquímica. 2016. 24(1):30-51.

Loguercio R, Souza D, Del Pino JC. Mapeando a educação em bioquímica no Brasil. Ciência e Cognição. 2007.10:147-155.

Silveira JT, Rocha JBT. Produção científica sobre estratégias didáticas utilizadas no ensino de bioquímica: uma revisão sistemática. Revista de Ensino em Bioquímica. 2016. 14(1):8-21.

Topanotti LR, Silva, MS, Lima DM. Jogos no ensino superior: uma ferramenta para o ensino de morfologia vegetal. Anal do I Congresso de ciência e Tecnologia da UFTPR – Campus dois vizinhos. 2011:133-138.

Barbosa PPS, Gadelha TS, Gadelha CAA, Persuhn DC. Perfil- Biomoléculas. Revista de Ensino em Bioquímica. 2014. 12(1):25-33.

Oliveira FS, Lacerda CD, Oliveira OS, Coelho, AA.; Bianconi ML. Um jogo de construção para o aprendizado colaborativo de Glicólise e Gliconeogênese. Revista de Ensino em Bioquímica. 2015.13(1):46-57.

Junior, WEF. Carboidratos: Estrutura, propriedades e funções. Química na Escola. 2008; 29:8-13.

Farkuh L, Pereira-leite C. Bioquim4x: um jogo didático para rever conceitos de bioquímica. Revista de Ensino Bioquímica. 2014; 12:37–54.

Vasconcellos LC, Bonelli RR. Desenvolvimento de um jogo de tabuleiro destinado a aumentar o nível de aprendizado e interesse do aluno pelo metabolismo energético no ensino médio. In: Anal do XII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e VIII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba. 20(8):1-4.

Mendes CCM, Gomes MDS, Silva, GM, Paranhos, JDN, Dantas, SMMM. Proposta de jogo didático Vol “Na trilha dos alimentos”. Revista do SBenBio. 2008;7:1138-1343.

Lemos ALS, Rodrigues EC, Dias, MAS. O uso de jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem de biologia: uma experiência didática. In:IV Encontro de Iniciação à docência da UEPB.2014;1-7.

Heidrich DN, Menezes GS, Figueiredo MRSB, Sugai JK, Antônio RV, Regis J, Angotti JAP. Desbravando os carboidratos: jogo interativo sobre bioquímica de carboidratos. Anal do II Congresso TIC e Educação. 2012:1443 – 1454.

Costa JM. Carboydeck:A card game to teach the stereochemistry of carbohydrates. Journal of Chemistry Education.2008;84(6):977-978.

Viana JDS, Vilela ML, Selles SE. Jogos didáticos para o ensino da diversidade e classificação dos animais: o “cara a cara” dos insetos. Revista SBenBio. 2014; 7:4117-4123.

Berto CC, Constant Pires FC, Carvalhal, MLC. Cara a cara com a célula – manual do professor. 2015 Disponível em: < http://www.genoma.ib.usp.br/sites/default/files/jogos/cara_a_cara_manual_do_professor.pdf>.




DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v15i0.706

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

SBBq  BDC   e-revistas   DOI     

Licença Creative Commons The content of this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license.