“Biotecnological war” uma ferramenta de avaliação conceitual e de percepção para o ensino de biotecnologia e química de proteínas para os alunos de graduação em ciências biológicas

Marcos Hikari Toyama, Henrique Hessel Gaeta, Bruna Doimi Ortolan, Carolline Fabri Bittencourt Rodrigues, Caroline Ramos da Cruz Costa, Mariana Novo Belchor, Daniela de Oliveira Toyama

Resumo


A bioquímica no geral é taxada como uma disciplina com alto grau de dificuldade, complexa e “chata”. Por outro lado, a aplicação de jogos lúdicos práticos e criativos como metodologia de ensino vem se disseminando em várias disciplinas em ciências biológicas. O jogo de tabuleiro “Biotecnological war” é uma proposta pensada como uma ferramenta complementar para o ensino de bioquímica de proteínas e peptídeos, desafiando os discentes, visando rever conceitos transmitidos em sala de aula, e estimulando aptidões dos estudantes, como sua criatividade, competitividade e gestão de recursos. Possibilitando ainda correlacionar a importância da bioquímica de proteínas e peptídeos com o desenvolvimento de produtos. Este jogo se mostrou uma excelente ferramenta de avaliação complementar dos alunos, e além de estimular o trabalho em equipe, também estimulou “um forte espírito competitivo”, o que permitiu analisar a percepção dos alunos em relação ao tema e principalmente o trabalho em grupo.

Palavras-chave


Jogo didático; química de proteínas; biotecnologia

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DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v15i0.703

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