Desenvolvimento de um kit didático de eletroforese para o ensino prático de Biologia Molecular na educação básica e superior

César Silva Xavier, Danielle Pereira Cavalcanti

Resumo


Os avanços da ciência na área da Biotecnologia impõem uma nova realidade e cada vez mais os produtos destas pesquisas estão presentes no dia a dia, atingindo a população de forma direta ou indireta. Aplicações relacionadas às tecnologias do DNA nas áreas da indústria, agricultura e medicina esbarram em questões sociais e éticas, além das implicações ecológicas e sobre a saúde humana. Torna-se necessário que a população esteja informada sobre os avanços nesta área. Com o objetivo de criar uma alternativa para estimular alunos na carreira científica e no aprendizado da biotecnologia e biologia molecular, desenvolvemos um projeto de iniciação científica júnior com alunos do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, que visou à construção de um kit didático para o ensino prático da eletroforese. A eletroforese é uma técnica utilizada para a separação de moléculas, como proteínas e ácidos nucléicos, largamente utilizadas nos laboratórios de Biologia molecular. A técnica consiste em expor as moléculas a um campo elétrico e estas, por serem eletricamente carregadas, tendem a se deslocar no sentido do polo de carga oposta. Fragmentos de tamanhos distintos se deslocam em velocidades diferentes, depositando-se em pontos específicos da matriz utilizada. O kit construído neste trabalho é constituído por uma fonte de 70 V, por acessórios e reagentes de fácil obtenção, baixo custo e baixo risco à saúde dos usuários. Com o kit foi possível realizar corridas eletroforéticas tanto com ácidos nucleicos quanto com corantes alimentícios. O kit possui ainda uma apostila sobre Tecnologias do DNA e o manual de utilização do aparelho com sugestões de experimentos simulando teste de paternidade, casais em disputa por guarda de criança e identificação de vírus. A aplicação do kit em aulas práticas junto a alunos e professores da educação básica demonstrou eficácia ao reduzir o número de erros em respostas contidas em um questionário relacionado à eletroforese e suas aplicações. Professores de Biologia avaliaram positivamente o material impresso que acompanha o kit didático, 75% dos professores entrevistados consideraram a linguagem do material bastante adequada, a apresentação dos componentes do kit esclarecedora e a técnica executável para utilização em suas turmas.


Palavras-chave


DNA; biotecnologia na escola; práticas de biologia; ensino de biologia molecular

Texto completo:

PDF

Referências


XAVIER, C. S. Desenvolvimento de kit didático sobre eletroforese através de um projeto de iniciação científica na escola e estudo de suas aplicações no ensino de biologia. Março de 2016. f. 134. Dissertação. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2016.

TISELIUS, A. A new apparatus for electrophoretic analysis of colloidal mixtures. Transactions of the Faraday Society, 33: 524-531. 1937.

SMITHIES, O. Zone electrophoresis in starch gels. Biochem. J. v. 61, p.629-641, 1955.

THORNE, H. V.Electrophoretic Separation of Polyoma Virus DNA from Host Cell DNA. Virology, 29: 234-239. 1966.

BRAMMER, S. P. A técnica de eletroforese: importância e aplicações em análises genéticas. Passo Fundo: Embrapa Trigo, 2001. 13 p. (Embrapa Trigo. Documentos Online; 6). Disponível: http://www.cnpt.embrapa.br/biblio/p_do06.htm em 15.01.2016.

SAMBROOK, J. RUSSELL, D W. Molecular Cloning – A laboratory manual. 3ed, New York, Cold Spring Harbor, 2001, vol.1 p. 725.

LORETO, E. L. S. e SEPEL, L. M. N. Atividades Experimentais e Didáticas de Biologia Molecular e Celular. 2a Ed., Sociedade Brasileira de Genética. Ribeirão Preto. SP. 81p., 2003b.

CARMO, S.; SCHIMIN, E.S. O ensino da Biologia através da experimentação, 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1085-4.pdf. Acesso: janeiro, 2016.

BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil. Ed. Ática, São Paulo, SP, 1998.144p.

SANTOS FILHO, F. S. Eletroforese: uma importante ferramenta da genética. Genética na Escola.v. 6, n. 2, p. 43-45, 2011.

MARTINEZ, E. R. M.; PAIVA, L. R. S. Eletroforese de ácidos nucléicos: uma prática para o ensino de genética. Genética na Escola. v. 3, n. 1, p. 43-48. 2008.




DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v15i0.700

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

SBBq  BDC   e-revistas   DOI     

Licença Creative Commons The content of this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license.