Propriedades Fotofísicas do Azul de Metileno Aplicadas para o Ensino de Espectroscopia UV-Visível como Ferramenta para Análise Qualitativa em Bioquímica

Adrianne Marlise Mendes Brito, Iseli Lourenço Nantes

Resumo


O advento dos bacharelados interdisciplinares trouxe a necessidade de aplicações mais diversas para disciplinas como a Bioquímica, além das Ciências Biológicas. O objeto de aprendizagem (OA) facilita o ensino e aprendizagem dos tópicos: água, agregados supramoleculares de corantes e surfactantes, afinidade de ligação de moléculas com interfaces carregadas e aplicação qualitativa da espectroscopia UV-Visível. Para tal, faz representações de uma cubeta contendo combinações de 3 diferentes concentrações de azul de metileno e de surfactantes aniônicos ou catiônicos. Nas cubetas virtuais são representadas: espécies moleculares presentes na solução, seus estados de agregação, coloração e os correspondentes espectros de absorção no visível. O uso do OA permite manipular virtualmente a agregação e interações ditadas pela carga da interface e hidrofobicidade. Um click nas representações abre caixas de texto explicativas. O presente OA é útil para diversos níveis de ensino.

Palavras-chave


qualitative UV-Vis Spectrophotometry; dyes; micelles

Texto completo:

PDF

Referências


Brito AMM, Araujo-Chaves JC. Apostila de aulas práticas de bioquímica: estrutura, propriedades e funções de biomoléculas para o BC&T. Santo André-SP: UFABC; 2016.

Available from: http://biblioteca.ufabc.edu.br.

Junqueira HC, Severino D, Dias LG, Gugliotti MS, Baptista MS. Modulation of methylene blue photochemical properties based on adsorption at aqueous micelle interfaces. Phys Chem Chem Phys 2002;4:2320–8. doi:10.1039/B109753A.

Ovchinnikov O V, Evtukhova A V, Kondratenko TS, Smirnov MS, Khokhlov VY, Erina O V. Manifestation of intermolecular interactions in FTIR spectra of methylene blue molecules. Vib Spectrosc 2016;86:181–9. doi:10.1016/j.vibspec.2016.06.016.




DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v15i0.699

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

SBBq  BDC   e-revistas   DOI     

Licença Creative Commons The content of this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license.