Podcasts em Bioquímica e Biologia Molecular

Cristiane Matte, Régis R. Hözer

Resumo


O ensino de Bioquímica e Biologia Molecular representa um desafio nos cursos de graduação. O conteúdo é complexo e integra conhecimentos que serão essenciais para o desenvolvimento de diversas atividades profissionais. Em sala de aula possuímos um público bastante heterogêneo, que pode responder melhor a estímulos visuais ou auditivos. Ainda, precisamos considerar o acesso universal à informação, considerando a possibilidade de termos estudantes deficientes visuais. Nesse contexto, desenvolvemos uma nova metodologia de ensino por meio do desenvolvimento e utilização de áudios que versam sobre o conteúdo de Bioquímica e Biologia Molecular, os podcast. Selecionamos os temais mais complexos em Bioquímica e Biologia Molecular para o preparo dos podcasts: síntese e oxidação de ácidos graxos, metabolismo de ácidos nucleicos e síntese de proteínas. Acreditamos que o desenvolvimento de podcasts possa contribuir efetivamente para o aprendizado de Bioquímica e Biologia Molecular.

Palavras-chave


Bioquímica; Biologia molecular; Podcast

Texto completo:

PDF

Referências


Campbell N, Eaton V, Barnett W, Shim JP, Urbaczewski A. Creative Uses of Podcasting in Education – Panel Discussion. JCSC. 2007;22(5):119-20.

Evans C. The effectiveness of m-learning in the form of podcast revision lectures in higher education. Computers & Education. 2008;50:491-8.

Nelson DL, Cox MM. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 6th ed. Porto Alegre: Artmed;




DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v15i0.684

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

SBBq  BDC   e-revistas   DOI     

Licença Creative Commons The content of this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license.