O uso de fóruns de discussão sobre tópicos de interesse geral como estratégia para melhorar o interesse dos estudantes em Fisiologia

Rithiele Gonçalves, Marcus Vinícius Soares de Lara, Caroline Dalla Colleta Altermann, Pâmela Billig Mello-Carpes

Resumo


A fisiologia é um componente chave para currículo dos cursos de graduação da área da saúde. Vários autores citam o mau desempenho dos alunos em disciplinas que envolvem as ciências biológicas, como a fisiologia. Assim, as inovações que facilitam o processo de ensino e aprendizagem são cada vez mais necessárias. Neste sentido, o uso de tecnologias que facilitam a construção do conhecimento pelos alunos e incentivam o aluno a ser uma parte ativa nesta construção é importante. Nossa proposta procurou incentivar os alunos a participar de fóruns de discussão em torno de tópicos de interesse geral, relacionados á fisiologia, criados no ambiente virtual Moodle, a fim de encorajá-los a correlacionar o conhecimento de fisiologia trabalhado em sala de aula com suas vidas diárias, e torná-los uma parte ativa na construção de seus conhecimentos. Verificamos a partir das percepções dos alunos que a proposta foi eficaz, provendo oportunidades aos estudantes para que eles estabelecessem uma relação entre o conteúdo e a sua vida diária, e incentivando o pensamento crítico.

Palavras-chave


Fisiologia; Moodle; Ciências da vida

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DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v15i1.680

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