Editorial 2016 – 2 – Especial Eventos

Vera Treis Trindade, Gabriel Gerber Hornink, Eduardo Galembeck, Bayardo baptista Torres

Resumo


Editorial 2016 – 2 – Especial Eventos

A área de Educação em Bioquímica (K) está inserida nas Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular a mais de vinte anos. Em 2001, a SBBq reconhecendo o crescimento da área patrocinou o lançamento da Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular (RBEBBM). Este apoio contínuo estimulou a reestruturação da revista com ampliação do escopo, equipe de trabalho e internacionalização e alteração de nome para Revista de Ensino de Bioquímica (REB) ou (Journal of Biochemistry Education).
Na 45ª Reunião, realizada em Natal, RN, no período de 18 a 21 de junho de 2016, 14 resumos foram inscritos, os quais estão publicados neste número da REB. As sessões de cartazes ocorreram nos dias 20 de junho (K-01 a K-07) e 21 de junho (K-08 a K-014). Os autores discutiram seus resultados com visitantes e avaliadores da SBBq que elegeram como melhor cartaz o K10 (Development of an interactive software to study energetic metabolism - Emanuella da Silva Cardoso, Patrícia Burth, Cátia Lacerda Sodré – Universidade Federal Fluminense).

Durante o evento ocorreu o simpósio “Teaching Research Integrity? Let Us Count the Ways” organizado pela Dra Martha M Sorenson (Instituto de Bioquímica Médica, Universidade Federal do Rio de Janeiro) com os seguintes participantes:

- Harold Ray Garner Jr, Medical Informatics, Translation, Training and Ethics (MITTE) Office, Virginia Tech, USA: Finding and Learning from Ethical Breaches by Scientists
- Marcela Sorelli, Universidade Federal do ABC (UFABC): Research Integrity at UFABC
- André L. Pinto, Centro Bras. Pesquisa Física (CBPF): Difficulties and Advances in Teaching Good Practices in Scientific Research
- Rosemary S.A.Shinkai, Fac. Odontologia, PUCRS: The Building Blocks of a Research Integrity Culture in the University


Paralelamente às atividades científicas, a SBBq disponibilizou um espaço na área dos expositores para a que Revista de Ensino de Bioquímica fizesse a sua divulgação a partir de banners e material publicitário detalhando os diferentes modelos submissões.

Além disto, o estande serviu de ponto de encontro para troca de experiências de ensino-aprendizagem em Bioquímica e Biologia Molecular e áreas correlacionadas focalizando, principalmente, as tecnologias do entretenimento e design (TED).


Nesta reunião, a REB foi representada pela Profa. Dra. Vera Maria Treis Trindade (UFRGS), pelas estudantes Thanuci Silva (Unicamp) e Mayara Lustosa de Oliveira (Mayara IF-Goiano-Cristalina- Unicamp).

 

Atenciosamente,

Gabriel G. Hornink
Unifal-MG


Vera Maria T. Trindade
UFRGS


Eduardo Galembeck
Unicamp


Bayardo B. Torres
USP


Palavras-chave


editorial

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v14i2.674

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

SBBq  BDC   e-revistas   DOI     

Licença Creative Commons The content of this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license.