Unidade Metabólica Baseada em Casos (CBMU): Um modelo para melhor compreensão do metabolismo no segundo ano do programa modular extendido de estudantes de medicina

Sanaa Eissa, Ali Sabbour

Resumo


Projetamos uma unidade metabólicas baseada em casos (CBMU), o qual consiste em um modelo de aprendizagem híbrido usando aprendisagem baseada em caso e aulas interativas para estudantes do segundo ano de medicina (n:113) que realizaram o módulo “sangue” (modelo clássico de aprendizagem de metabolismo) e do módulo lomomotor (CBMU). Ao final de ambos módulos, avaliamos os estudantes por meio do exame MCQ e comparamos os resultados de ambos exames. A maioria dos estudantes (97-100%) opinaram que o modelo de aprendizagem baseada em casos da unidade metabólica foi interessante, moticadora e melhor que o modelo clássico na compreensão das vias metabólicas e tornando a aprendizagem efetiva. 99% dos respondentes demandaram a aplicação deste modelo de aprendizagem em futuros cursos de Bioquímica. A melhoria nas pontuações nas provas pelos estudantes assegura que eles obtiveram o conhecimento por meio deste modelo. Em conclusão, CBMU é uma ferramenta útil par aprendizagem das vias metabólicas usando casos humanos para auxiliar na conexão de teoria com a prática que é positivamente refletida no desempenho acadêmico dos estudates.

Palavras-chave


aprendizagem, CBL, Móduloa

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DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v14i3.644

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