Editorial V.16, N.1 - 2016

Gabriel Gerber Hornink, Vera Treis Trindade, Eduardo Galembeck, Bayardo Baptista Torres

Resumo


Editorial 2016 – 1


O primeiro número de 2016 traz diversos artigos, abordando desde a pesquisa em ensino de Bioquímica, até práticas e métodos de ensino para o nível superior e médio, distribuídos em três seções da revista.
Durante este semestre fomos inclusos no ERIH Plus “European Reference Index for the Humanities and Social Sciences” (ERIH PLUS), criado e desenvolvido por pesquisadores do Comitê Permanente para as Humanidades (SCH) da Fundação Europeia de Ciência (ESC).
Na seção “Pesquisa em ensino” há um artigo abordando as concepções vitalícias e teleológica, dos participantes de uma reunião da SBBq, sobre os processos evolutivos. Os outros dois abordam diretamente os processos de ensino-aprendizagem de Bioquímica, um deles fazendo um diagnóstico das dificuldades no aprendizado de Bioquímica e o outro avaliando o como o conceito de aminoácidos fora abordado em livros de Biologia do ensino médio (aprovados no Plano Nacional do Livro Didático – 2012 e 2015).
A seção “Inovações Educacionais” se inicia com um artigo sobre uma interessante prática abordando a fotossíntese, por meio da demonstração da reação de Hill em Cloroplasto. Apresenta-se uma aula prática, da Argentina (em espanhol), sobre o efeito reduto da N-Acetilcisteína no metabolismo de levedura. Além dessas práticas, apresenta-se um artigo sobre um software educacional envolvendo a dosagem de proteínas, que pode ser utilizado adjunto às atividades em laboratório. Vale conferir essas práticas e, quem sabe, fazer o teste com elas em seu laboratório. Finalizando esta seção, apresenta-se a pesquisa sobre um método diferenciado para o ensino de Fisiologia, o qual aborda a proposição de colóquios para disseminação e discussão de novas descobertas científicas.
Na seção “REB na Escola”, temos outro material sobre Fisiologia, no qual se apresenta o Fisio Card Game, um jogo lúdico de cartas envolvendo os conteúdos básicos da Fisiologia que são abordados no ensino Médio. Não deixe de ler o artigo e baixar as cartas para jogar com sua turma.

Atenciosamente

Gabriel G. Hornink
Unifal-MG

Vera Maria T. Trindade
UFRGS

Eduardo Galembeck
Unicamp

Bayardo B. Torres
USP


Palavras-chave


editorial

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v14i1.642

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

SBBq  BDC   e-revistas   DOI     

Licença Creative Commons The content of this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license.