Os Aminoácidos nos Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio e de Bioquímica do Ensino Superior

Patrícia Santos de Oliveira, Caroline Dutra Lacerda, Maria Lucia Bianconi

Resumo


O tema “aminoácidos” foi analisado em onze livros didáticos de Biologia do ensino médio aprovados no Plano Nacional do Livro Didático de 2012 e de 2015 e em seis livros textos de Bioquímica utilizados no nível superior. O tema foi escolhido por permitir a exemplificação do conceito de pKa e sistema tampão, importante no estudo de estrutura e função de proteínas e enzimas, apesar de considerado árido pelos alunos de graduação da área da Saúde. Em todos os livros de ensino médio foi identificado ao menos um problema que leva à formação de concepções alternativas. Ao contrário, nos livros de ensino superior, o assunto é abordado de forma clara apesar de terem sido identificados alguns vícios de linguagem na descrição da estrutura dos aminoácidos. Ao final, apresentamos uma sugestão de abordagem colaborativa que tem sido bastante eficaz no ensino desse e de assuntos correlatos. 


Palavras-chave


aminoácidos; concepções alternativas; aprendizado colaborativo

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DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v14i1.625

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