O LUGAR DA BIOQUÍMICA NO PROCESSO DE CUIDAR: VISÃO DE GRADUANDOS EM ENFERMAGEM

Rodrigo Grazinoli Garrido, Fernanda Oliveira Araújo, Thiago Henrique Oliveira, Fabiola S.R.G. Garrido

Resumo


A bioquímica é uma disciplina fundamental para cursos da área de saúde. Esses alunosdevem estar aptos a atuar em um meio onde o domínio das reações orgânicas éimprescindível para compreender a dialética saúde-doença. Isto é especialmenteimportante na Enfermagem, onde se exige capacidade de investigação, diagnóstico,planejamento, implementação e avaliação do processo de cuidar. Com isso, a bioquímicadeve buscar vincular o conteúdo à atividade profissional, com ênfase fisiopatológica, semdescuidar dos seus fundamentos. Se, por um lado, a primeira opção torna o ensino dadisciplina mais atraente e interessante, uma sólida formação básica habilitaria o estudantea analisar sua prática sob um aspecto mais técnico, adaptando-se a novas circunstâncias etecnologias. Nesse contexto, buscou-se descrever a opinião de estudantes de Enfermagemda UFBA acerca da importância da disciplina para a futura profissão e verificar a percepçãoquanto ao próprio rendimento na disciplina e a capacidade de relacionar conceitos dabioquímica à fisiopatologia. O interesse dos alunos se dividiu entre o entendimento dometabolismo e seus distúrbios, concorrendo para o diagnóstico de patologias. De modogeral, os alunos mostraram bom desempenho na disciplina. Assim, tornou-se impossívelpensar a bioquímica desvinculada da fisiopatologia. Este viés é buscado pelos própriosalunos, favorecendo desempenho no curso.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v8i1.40

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

SBBq  BDC   e-revistas   DOI     

Licença Creative Commons The content of this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license.