Proposta de uma metodologia para o ensino da estrutura e função das proteínas na disciplina Bioquímica

George Sabino, Fernando Costa Amaral, Claudia De Vilhena Schayer Sabino, Luciene Rodrigues Kattah

Resumo


A Bioquímica é uma disciplina fundamental para uma formação superior crítica e reflexiva do estudante da área biológica e da saúde. A Bioquímica é uma ciência ampla, a qual lida com assuntos complexos e abstratos, o que muitas vezes dificulta seu entendimento pelos alunos e acaba contribuindo para um alto percentual de reprovação na disciplina. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver uma metodologia de ensino/aprendizagem para minimizar as dificuldades de entendimento do conteúdo didático, explorar as potencialidades de aplicação desse conteúdo e facilitar o estudo da estrutura e função das proteínas na disciplina Bioquímica. METODOLOGIA: Com o intuito de introduzir e contextualizar conceitos bioquímicos a respeito da estrutura e função das proteínas, cinco estratégias foram propostas: confecção de modelos de biomoléculas com materiais de baixo custo; uso do corpo como ferramenta pedagógica para a fixação de conceitos básicos; elaboração de um roteiro de procedimentos de laboratório com substâncias reagentes do dia a dia para demonstração prática do conteúdo teórico; contextualização do tema em relação ao cotidiano do aluno e sua futura prática profissional; e uso da internet de forma complementar ao processo de ensino/aprendizagem iniciado em sala de aula. A metodologia proposta foi realizada em uma turma de 35 alunos do 2o período de graduação de enfermagem e os resultados foram avaliados através da percepção do professor e do preenchimento, pelos alunos, de um questionário elaborado especificamente para este estudo. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram gastos 150 minutos para a realização das estratégias elaboradas na metodologia. Na opinião do professor, o conteúdo pôde ser transmitido de uma forma fácil e os alunos se mostraram abertos e interessados com a exposição. Dos dezoito alunos que responderam ao questionário, todos foram unânimes em elogiar os modelos elaborados para a demonstração visual do conteúdo teórico. Dois alunos relataram ainda alguma dificuldade quanto ao entendimento do conteúdo ao término dos procedimentos. Estratégias adicionais podem ser utilizadas a fim de corrigir esse déficit residual. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A metodologia desenvolvida foi considerada uma proposta apropriada para favorecer o estudo de proteínas, podendo ser utilizada como uma alternativa complementar pelos professores dessa disciplina. Diferentes metodologias empregadas no ensino de bioquímica podem contribuir para uma maior motivação e compreensão por parte do aluno

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v7i1.37

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

SBBq  BDC   e-revistas   DOI     

Licença Creative Commons The content of this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license.