PESCANDO NUCLEOTÍDEOS: UM NOVO JOGO EDUCATIVO PARA O ENSINO DO PROCESSO DE SÍNTESE PROTÉICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.

Fábio T. Moroni, Raquel B. Moroni, Silvia C. B. Justiniano, Joselita M. M. dos Santos

Resumo


Um novo jogo, usando analogias, apresenta os principais aspectos da síntese protéica. Oobjetivo desta prática é melhorar a aprendizagem sobre o processo de síntese protéica paraestudantes no ensino médio. Nós utilizamos materiais de baixo custo e de fácil acesso para odesenvolvimento deste jogo. Para que os alunos compreendam a teoria de é necessário umaaula introdutória sobre a síntese protéica, antes de a aplicação desta prática. Para jogar, osalunos são divididos em dois grupos. O professor fornece a cada grupo uma ficha,representando um aminoácido e uma tabela com o código genético. Os alunos começam o jogoao responder as perguntas feitas pelo adversário para conseguir a permissão para a pesca dabase nitrogenada. Se a resposta estiver correta a base nitrogenada será entregue para ogrupo, que terá que preencher um painel que contém seqüências correspondentes ao RNAmensageiro, DNA complementar e DNA molde, decodificados a partir do aminoácido fornecidospelo professor no início do jogo. O primeiro grupo que completar todas as etapas da sínteseprotéica ganha o jogo. A aplicação desta prática nas escolas do nível médio da cidade deManaus obteve uma excelente aceitação pelos profissionais da educação, que relataram ogrande entusiasmo dos seus alunos para utilizar o jogo e uma melhora na compreensão dotema abordado em sala de aula. Os professores também comentaram a versatilidade destaprática, que foi utilizada com sucesso para abordar outras questões. Logo o jogo é uma práticaque pode ser desenvolvido para complementar as aulas teóricas sobre o assunto.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v7i1.36

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

SBBq  BDC   e-revistas   DOI     

Licença Creative Commons The content of this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license.