Fotossíntese: utilização de um modelo didático interativo para o processo de ensino e aprendizagem

Vanessa Liesenfeld, Vanessa Cristina Arfelli, Thomas Machado da Silva, Juliana Moreira Prudente de Oliveira

Resumo


A fotossíntese é um processo complexo que envolve a realização de várias reações que, muitas vezes, tornam este conteúdo de difícil compreensão para os alunos. Neste trabalho, objetivou-se investigar se um modelo didático interativo, confeccionado com materiais simples, poderia facilitar a compreensão e aprendizado dos alunos referente ao tema fotossíntese. Para tanto, inicialmente foi solicitado aos alunos de uma turma do 1º ano do Ensino Médio de um colégio público estadual do oeste do Paraná que esquematizassem o que sabiam sobre fotossíntese e respondessem a um questionário. Verificou-se que muitas das concepções prévias dos alunos traziam conceitos generalistas ou errôneos, como a ideia de que a fotossíntese é o processo de respiração das plantas, e que o O2 é oriundo do CO2, e não da foto-oxidação da água. Estas concepções foram importantes para planejar a abordagem do tema, que foi realizada de forma expositiva e dialogada, utilizando um modelo didático interativo para evidenciar as explicações, e em seguida, um novo questionário foi respondido pelos alunos. Concluiu-se que o uso do modelo didático interativo foi eficiente, pois ajudou a consolidar conceitos corretos, ao mesmo tempo em que introduziu novos conceitos e abalou as relações equivocadas.


Palavras-chave


Fotossíntese; Ensino de Biologia; Modelo Didático; ClorofilaInterativo

Texto completo:

PDF

Referências


Kluge RA. Fotossíntese [apostila]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2008 [acesso em 28 jul 2013]. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/54973120/FOTOSSINTESE-apostila-2008

Prieto A, Mendonça A, Faria J, Batista S. Fotossíntese [trabalho final pré-aula]. Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia; 2007 [acesso em 18 nov 2013]. Disponível em: https://www.yumpu.com/pt/document/view/12821342/o-mundo-das-plantas-a-fotossintese

Medeiros SCS, Costa MFB, Lemos ES. O ensino e a aprendizagem dos temas fotossíntese e respiração: práticas pedagógicas baseadas na aprendizagem significativa. Rev. electrón. enseñ. cienc. [periódicos na internet]. 2009. [acesso em 12 dez 2013]; 8 (3). Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen8/ART9_Vol8_N3.pdf

Garcia Pérez FF. Los modelos didácticos como instrumentos de análisis y de intervención em la realidad educativa. Biblio 3W [periódicos na internet]. 2000. [acesso em 10 dez 2013]; 5 (207). Disponível em: http://www.ub.edu/geocrit/b3w-207.htm

Harres JBS, Pizzato MC, Sebastiany AP, Predebon F, Fonseca MC. Laboratórios de Ensino: inovação curricular na formação de professores de ciências. In: 9º Encontro Gaúcho de Educação Matemática [evento na internet]. 2006 abr 28-30; Caxias do Sul, Brasil [acesso em 10 nov 2013]. Disponível em: http://www.miltonborba.org/CD/Interdisciplinaridade/Encontro_Gaucho_Ed_Matem/posteres/PO16.pdf

Predebon F, Del Pino JC. Uma Análise Evolutiva de Modelos Didáticos Associados às Concepções Didáticas de Futuros Professores de Química Envolvidos em um Processo de Intervenção Formativa. IENCI 2009; 14 (2): 237-254.

Matos CHC, Oliveira CRF de, Santos MPF, Ferraz CS. Utilização de Modelos Didáticos no Ensino de Entomologia. Rev. biol. ciên. terra [periódicos na internet]. 2009. [acesso em 17 dez 2013]; 9 (1): 19- 23. Disponível em: http://joaootavio.com.br/bioterra/workspace/uploads/artigos/3matos-51816c32b2719.pdf

Orlando TC, Lima AR, Silva AM da, Fuzissaki CN, Ramos CL, Machado D, Fernandes FF, Lorenzi JCC, Lima MA de, Gardim S, Barbosa VC, Tréz TA. Planejamento, Montagem e Aplicação de Modelos Didáticos para Abordagem de Biologia Celular e Molecular no Ensino Médio por Graduandos de Ciências Biológicas. Rev. Ensino Bioquím. [periódicos na internet]. 2009. [acesso em 9 dez 2013]; (1): 1-17. Disponível em: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/33

Chrobak R, Benegas ML. Mapas conceptuales y modelos didacticos de professores de química. In: Carlas AJ. Novak JD, editors. Concepts Maps: Theory, Methodology, Technology. Proceedings of the 2nd International Conference on Concept Mapping; 2006 Set 5-8; San José. Costa Rica: Universidade de Costa Rica; 2006. P. 1-8.

Conselho Nacional de Educação (Brasil). Resolução nº. 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena [resolução na internet]. Diário Oficial da União 9 abr 2002 [acesso em 03 nov 2013]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP012002.pdf

Flick U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Bookman; 2009.

Ludke M, André MEDA. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária; 1986.

Bandeira CMS. A fotossíntese: estudo das concepções alternativas. São Paulo. Trabalho de conclusão de curso [Graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas] - Universidade Presbiteriana Mackenzie; 2011.

Souza SC de, Almeida MJPM de. A fotossíntese no Ensino Fundamental: compreendendo as interpretações dos alunos. Ciênc. educ. [periódicos na internet]. 2002. [acesso em 23 out 2013]; 8 (1). Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v8n1/08.pdf

Santos CFS. Abordagem metodológica para o ensino de fotossíntese. Cascavel. Dissertação [Programa de Desenvolvimento Educacional em Objeto de Aprendizagem Colaborativa] – Universidade Estadual do Oeste do Paraná; 2008.

Kawasaki CS, Bizzo NMV. Fotossíntese: um tema para o ensino de Ciências? Quím. Nova Esc. [periódicos na internet]. 2000. [acesso em 06 set 2013]; 1 (12). Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc12/v12a06.pdf

Araújo-Jorge TC, Borges EL. A expansão da pós-graduação na Fundação Oswaldo Cruz: contribuições para melhoria da educação científica no Brasil. Rev. Bras. Pós-grad. [periódicos na internet]. 2004. [acesso em 14 set 2013]; 1 (2). Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/download/43/40

Silveira DT, Manzke GR, Manzke VHB, Bobrowski VL. Concepção de célula por alunos egressos do Ensino Fundamental. In: 18º Congresso de Iniciação Científica. 11º Encontro de Pós-Graduação. 1º Mostra Científica [evento na internet]. 2009 out 20-23; Pelotas, Rio Grande do Sul [acesso em 08 nov 2013]. Disponível em: http://www2.ufpel.edu.br/cic/2009/cd/biologicas.html

Zago LM, Gomes AC, Ferreira HA, Soares NS, Gonçalves CA. Fotossíntese: concepções dos alunos do Ensino Médio de Itumbiara-GO e Buriti-Alegre-GO Rev. bras. Biociênc. [nota científica na internet]. 2007. [acesso em 16 nov 2013]; 5 (1): 780- 782. Disponível em: http://www.ufrgs.br/seerbio/ojs/index.php/rbb/article/download/831/660

Kerbauy GB. Fisiologia Vegetal. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2012.




DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v13i1.313

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

SBBq  BDC   e-revistas   DOI     

Licença Creative Commons The content of this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license.