FONTES DE ESPÉCIES REATIVAS DE OXIGÊNIO NA MUSCULATURA ESQUELÉTICA DURANTE O EXERCÍCIO

Paulo Guimarães Gandra, Denise Vaz de Macedo, Armindo Antonio Alves

Resumo


O músculo esquelético gera constantemente espécies reativas de oxigênio, através da reduçãomonoeletrônica do oxigênio molecular. Durante o exercício físico o consumo de oxigênio pelamusculatura esquelética exercitada pode ser aumentado em aproximadamente 100 vezes.Acredita-se que a geração de espécies reativas de oxigênio deve ser proporcional a esteaumento. O objetivo deste trabalho é apresentar todos os possíveis locais e mecanismos deprodução de espécies reativas de oxigênio na musculatura esquelética durante o exercíciofísico. A tradicional visão de que o aumento do consumo de oxigênio e o aumento do fluxo deelétrons pela cadeia de transporte de elétrons mitocondrial regulam a produção de espéciesreativas de oxigênio durante e após o exercício pode não ser exclusiva, nem a mais importanteao considerarmos os vários tipos de exercício.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v4i2.25

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

SBBq  BDC   e-revistas   DOI     

Licença Creative Commons The content of this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license.