Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista de Ensino de Bioquímica (REB) tem o objetivo de divulgar pesquisas em ensino de Bioquímica e Biologia Molecular e áreas correlatas, contribuindo para os avanços científicos, tecnológicos e pedagógicos na área.
A REB aceita trabalhos originais em português, espanhol ou inglês, podendo ser enviados artigos acadêmicos que envolvam pesquisas em ensino de Bioquímica e Biologia Molecular e áreas correlatas.
Os trabalhos devem seguir o padrão da seção, contendo resumo em inglês e língua nativa  e utilizando o arquivo modelo disponibilizado pela revista.
Os envios ocorrerão exclusivamente por meio do sistema de submissão eletrônico e serão julgados por, no mínimo, dois consultores indicados pelos editores.

Não há custos para submissão, publicação e acesso aos artigos na REB.

 

Políticas de Seção

Editorial

Editores
  • Eduardo Galembeck
  • Gabriel Hornink
  • Bayardo Torres
  • Vera Maria Trindade
Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Pesquisa em ensino

Descrição: textos apresentando resultados de pesquisas originais e inéditos, envolvendo a temática de ensino de Bioquímica e/ou Biologia Molecular.

Estrutura recomendada: Resumo; Introdução, Materiais e métodos; Resultados; Discussões; Conclusões ou Considerações finais.

De acordo com as peculiaridades de cada trabalho, poderão ser apresentadas outras estruturas.

O resumo deverá conter no máximo 1000 caracteres (incluindo espaços) e o número de páginas será livre, sendo que recomendamos entre 10 e 15 páginas (será avaliado pelo parecerista a pertinência do número de páginas).

Diretrizes para autores.

 

Editores
  • Gabriel Hornink
  • Vera Maria Trindade
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Inovações educacionais

Descrição: Textos apresentando métodos de ensino de bioquímica e biologia molecular inovadoras, em formato de roteiro didático expandido. Incluem-se as atividades envolvendo práticas laboratoriais, uso de softwares educacionais, PBL e demais estratégias interativas de ensino/aprendizagem, uso de jogos entre outras. Os textos devem apresentar uma fundamentação conceitual da metodologia desenvolvida, com a descrição detalhada da atividade e com possibilidade de inclusão de dados da aplicação da mesma, preferencialmente com resultados dos alunos.

Estrutura recomendada: Resumo; Ficha da atividade; Introdução; procedimentos e recursos; roteiro da atividade; resultados esperados; impacto no ensino-aprendizado; conclusões; referências.

O resumo deverá conter no máximo 1000 caracteres (incluindo espaços) e o número de páginas será livre.

Diretrizes para autores. 

Editores
  • Gabriel Hornink
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

REB na Escola

Descrição: Textos abordando propostas para o ensino fundamental e médio, visando melhorar o ensino dos conteúdos da área, propiciando reflexões, novas práticas e estratégias de ensino que poderão ser utilizadas por professores. Incluem-se propostas de integração de conteúdos (multi e inter disciplinares), práticas laboratoriais ou de campo, uso de softwares educacionais, jogos e outras práticas que visem melhorar o processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental e médio. No caso da existência de roteiros, jogos, softwares, entre outros, os mesmo poderão ser enviados como complemento ao manuscrito.

Serão aceitos artigos em português, espanhol ou inglês (resumo em inglês e língua de origem).

Estrutura recomendada: Resumo; Introdução breve; ficha da atividade; proposta educacional; discussão sobre os impactos no processo de ensino-aprendizagem; resultados da aplicação (opcional); breve conclusão; Anexos (jogo, roteiro experimental, software etc).

O resumo deverá conter no máximo 1000 caracteres (incluindo espaços) e o número de páginas será livre.

Diretrizes para autores.

Editores
  • André Bianco
  • Gabriel Hornink
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Imagem pública e divulgação científica

Descrição:Textos abordando estudos relacionados à imagem pública e divulgação da bioquímica bem como relato e avaliação do impacto de iniciativas desenvolvidas em espaços não formais de aprendizagem. Caberão artigos desenvolvidos, por exemplo, no âmbito das ações de cultura e extensão universitária, sobretudo aquelas dedicadas às comunidades extramuros da universidade, assim como artigos sobre estudos de como a bioquímica ou temas relacionados à bioquímica são apresentados nos meios de comunicação.

Estrutura recomendada: Resumo; Introdução, Materiais e métodos; Resultados; Discussões; Conclusões.

O resumo deverá conter no máximo 1000 caracteres (incluindo espaços) e o número de páginas será livre, sendo que recomendamos entre 10 e 15 páginas (será avaliado pelo parecerista a pertinência do número de páginas). De acordo com as peculiaridades de cada trabalho, poderão ser apresentadas outras estruturas.

Diretrizes para autores.

Editores
  • Gabriel Hornink
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular Bayardo Baptista Torres - Materiais Didáticos

Esta seção é específica para submissão dos trabalhos ao Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular "Bayardo Baptista Torres".

Poderão participar discentes, docentes e pesquisadores de instituições públicas e privadas do Brasil, excluindo editoras ou empresas de materiais didáticos.

Cada participante poderá inscrever no máximo um trabalho como primeiro autor.

Categorias:
1. Materiais didáticos: incluem-se todos materiais para o ensino de Bioquímica e/ou Biologia Molecular, podendo ser digital (software, vídeo, tutorial etc) ou físico (jogos de tabuleiro, cartas etc).
2. Práticas de ensino: incluem-se atividades didáticas inovadoras (desenvolvidas e aplicadas até a data de inscrição do prêmio), podendo incluir, por exemplo, aulas práticas, construção de modelos, métodos diferenciados (PBL, dramatização, criação de vídeos, construção de jogos), entre outras possibilidades.

- Acesse o edital completo aqui.

- Faça o download dos apêndices do edital aqui.

Editores
  • Eduardo Galembeck
  • Gabriel Hornink
  • Bayardo Torres
  • Vera Maria Trindade
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular Bayardo Baptista Torres - Práticas de ensino

Esta seção é específica para submissão dos trabalhos ao Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular "Bayardo Baptista Torres".

Poderão participar discentes, docentes e pesquisadores de instituições públicas e privadas do Brasil, excluindo editoras ou empresas de materiais didáticos.

Cada participante poderá inscrever no máximo um trabalho como primeiro autor.

Categorias:
1. Materiais didáticos: incluem-se todos materiais para o ensino de Bioquímica e/ou Biologia Molecular, podendo ser digital (software, vídeo, tutorial etc) ou físico (jogos de tabuleiro, cartas etc).
2. Práticas de ensino: incluem-se atividades didáticas inovadoras (desenvolvidas e aplicadas até a data de inscrição do prêmio), podendo incluir, por exemplo, aulas práticas, construção de modelos, métodos diferenciados (PBL, dramatização, criação de vídeos, construção de jogos), entre outras possibilidades.

- Acesse o edital completo aqui.

- Faça o download dos apêndices do edital aqui.

Editores
  • Eduardo Galembeck
  • Gabriel Hornink
  • Bayardo Torres
  • Vera Maria Trindade
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumos SBBq - Brasil

Descrição: Resumos curtos dos trabalhos da área de ensino de Bioquímica (Painéis e Simpósios) apresentados na Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. Estes têm o objetivo de divulgar as pesquisas realizadas nas áreas da revista, assim como destacar a importância da área de ensino nas reuniões das sociedades. Os resumos são postados pelos editores a partir dos anais das reuniões anuais da SBBq. O resumo conterá o número de caracteres determinado pela organização da reunião anual da SBBq.

Editores
  • Eduardo Galembeck
  • Gabriel Hornink
Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumos SEBBM - Espanha

Descrição: Resumos curtos dos trabalhos da área de ensino de Bioquímica apresentados na Reunião Anual da Sociedade Espanhola de Bioquímica e Biologia Molecular. Estes têm o objetivo de divulgar as pesquisas realizadas nas áreas da revista, assim como destacar a importância da área de ensino nas reuniões das sociedades. Os resumos são postados pelos editores a partir dos anais das reuniões anuais da SBBM. O resumo conterá o número de caracteres determinado pela organização da reunião anual da SEBBM.

Editores
  • Angel Herráez
Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumos SBBM - Uruguay

Descrição: Resumos curtos dos trabalhos da área de ensino de Bioquímica apresentados na Jornada Anual da Sociedade de Bioquímica e Biologia Molecular. do Uruguay (SBBM). Estes têm o objetivo de divulgar as pesquisas realizadas nas áreas da revista, assim como destacar a importância da área de ensino nas reuniões das sociedades. Os resumos são postados pelos editores a partir dos anais das reuniões anuais da SBBM. O resumo conterá o número de caracteres determinado pela organização da reunião anual da SBBM.

 

Editores
  • María Alvarez
Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os materiais deverão ser submetidos exclusivamente por meio do formulário eletrônico e serão julgados por, no mínimo, dois revisores às cegas (double-blind review).

Artigos com plágio serão recusados durante a pré-avaliação pelos editores.

O tempo para a aprovação e consequente disponibilidade do material em nossa biblioteca pública é indeterminado, uma vez que o processo não é automático e depende dos pareceres dos editores-chefe, assim como do tempo de retorno das revisões pelos autores.

O autor terá até 60 dias para retornar o arquivo modificado, no caso de recebimento de parecer requerendo modificações. O trabalho deverá ser acompanhado de uma carta resposta aos itens  indicados na revisão.

 

 

Periodicidade

A Revista de Ensino de Bioquímica (REB) publica dois números anuais, com avaliação e publicação dos trabalhos em fluxo contínuo, ou seja, à medida que os trabalhos são aprovados, são publicados no número do semestre/ ano vigente.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Os artigos publicados seguem a licença Creative Commons Attribution 4.0.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

SBBq - Diretoria

Diretoria

- Glaucius Oliveira (IFSC - USP) Presidente em exercício

- Selma Jeronimo (UFRN) Presidente Eleito

- Richard C. Garratt (USP-IFSC) Vice-Presidente

- Walter R. Terra (IQ-USP) Secretário Geral

- Eduardo Moraes Rego Reis (IQ-USP) Primeiro Secretário

- Maurício da Silva Baptista (IQ-USP) Tesoureira Geral

- Aline Maria da Silva (IQ-USP) Primeiro tesoureiro

- Anibal Eugenio Vercesi (UNICAMP) Coordenador de Política Nacional

- Richard Garrat (IFSC-USP) Coordenador de Relações Internacionais

http://www.sbbq.org.br/colegiado-diretor 

 

Indexação

LatIndex (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal)
- ErihPlus - NSD (European Reference Index for the Humanities and Social Sciences)
OAJI (Open Academic Journals Index)
REBID (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico - antigo e-revist@s)
DOAJ (Directory of Open Access Journals)
CiteFactor (Academic Scientific Journals)
IRESIE - UNAM (Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa)
Sherpa/Romeu (Journal database - based at the University of Nottingham)
- DAIJ (Directory of Abstract Indexing for Journal)
Journal TOCs (Collection of Scholarly Journal Tables of Contents - UK)
SEER/ IBCT Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/ IBCT)
Diadorim (Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras) 
- Base - Bielefeld Academic Search Engine (Universität Bielefeld)
Open Archives (OAI Register Data Providers)

Portal do Conhecimento Nuclear (LivRe!)
Sumários.org 
OasisBR (Portal Brasileiro de Publicações Científicas em acesso aberto
Qualis Capes
Periódicos Capes 
Google Scholar 

Em avaliação: Scopus (acompanhe o processo aqui)

Divulgação da REB em Bibliotecas virtuais:

EZB (Elektronischen Zeitschriftenbibliothek - Electronic Journals Library - Universität Regensburg)
Universiteits Bibliotheek Gent
- Uniwersytet Wroclawski

- ILSE - IPN Library Search Ensine
- Leibniz Institute for Science and Mathematics Education
 - Kiel
- University of Maryland Francis King Carey School of Law
 - 
Biblioteca - Lis Cuba - BVS - Biblioteca Virtual de Saúde
- OCLC WorldCat (network of library content and services)
- uOttawa (Blibliothàque Library) 

- State Library - New South Wales
- VUB (Vrije Universiteit Brussel)

Associada à ABEC (Associação Brasileira de Editores Científicos):

e-revistas

 

Código de ética

A Revista de Ensino de Bioquímica preocupa-se com os aspectos éticos envolvidos nas pesquisas e publicações acadêmicas.

Ressaltamos que trabalhos contendo plágio serão rejeitados. No caso de constatação de plágios em artigos publicados, os mesmos serão rejeitados e será publicada a retratação.

- COPE - Commitee on Publication Ethics

Indicamos como diretrizes básicas para autores, revisores e editores o texto elaborado pelo CNPq (Acessar o texto).

Outras leituras:

Responsible research publication: international standards for authors (A position statement developed at the 2nd World Conference on Research Integrity, Singapore, July 22-24, 2010)

- Diretrizes éticas para pesquisas - UNESCO

 

 

Conflito de interesses

Os conflitos de interesses existem nas mais diversas áreas, principalmente quando há recursos financeiros envolvidos ou competições entre grupos de pesquisa. Estes resultam em ações que podem interferir na pesquisa, nos processos de escrita, revisão e editoração das publicações científicas.

Eles podem ocorrer com relação aos revisores, editores e autores, seja direta ou indiretamente por meio de suas instituições, órgãos ou empresas de financiamento, que poderiam ser beneficiadas com seus resultados.

Há diversos tipos de conflito de interesse e os mesmos devem ser declarados por autores e revisores, como:

1. Recebimento de recursos financeiros do fabricante ou potenciais fabricantes do produto testado.

2. Envolvimento (direto ou indireto) na pesquisa por empresas com interesses econômicos.

3. Trabalha ou trabalhou (direta ou indiretamente) para empresa que poderia obter benefícios a partir dos resultados do trabalho.

4. Convicções (religiosas, políticas entre outras) que poderiam interferir na pesquisa, revisão ou decisão editorial.

5. Competitividade entre grupos de pesquisa.

Maiores informações em: http://www.plosbiology.org/static/competing.action

 

Autoria

Parâmetros para autoria dos artigos na REB


A Revista de Ensino de Bioquímica adota as recomendações do "International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE)", amplamente utilizada por revistas acadêmicas para obtenção de parâmetros para definição da autoria.
A partir dessa, espera-se que cada autor tenha contribuído de forma substancial  para a concepção e construção do artigo; ou tenha executado ou que tenha trabalho na redação; ou trabalhado na revisão substancial.
Além disso, todos autores deverão aprovar a versão para submissão, estando de acordo em ser responsabilizado pelas informações contidas no artigo, incluindo a veracidade e adequação da investigação e integridade do trabalho.
Deve-se atentar para não incluir ou excluir autores de forma indevida, dando a credibilidade, de fato, para quem trabalhou no artigo.
Além disso, todos autores deverão ter seus metadados indicados na submissão, destacando (nome completo, email, instituição e ORCID).


McNutty et al (2018) indica alguns dos problemas de autoria:

  1. Autor fantasma: exclui-se autores para evitar conflitos de interesses, por exemplo.
  2. Autor honorífico/ convidado/ ganho: quando se inclui autores sem que o mesmo tenha trabalhado, seja por seu "nome" ou por algum motivo de amizade;
  3. Autor órfão: quando se excluem autores que trabalharam na redação de forma injusta;
  4. Autor forjado: quando se incluem autores que não trabalharam no artigo e sequer tem relação com os autores, como meio de dar mais credibilidade para o artigo.
  5. Vamos construir junto uma revista mais transparente, ética e de qualidade!


MCNUTT, M.K., et al. Transparency in authors’ contributions and responsibilities to promote integrity in scientific publication. PNAS [online]. 2018, ahead of print, ISSN: 0027-8424 [viewed 14 March 2018]. DOI: 10.1073/pnas.1715374115. Available from: http://www.pnas.org/cgi/doi/10.1073/pnas.1715374115